2015/05/20

LG mostra ecrã OLED de 55" com menos de 1mm de espessura que se "cola" na parede


Já todos sabemos que a tecnologia OLED representa o futuro dos ecrãs, e a LG mostra-nos o tipo de coisa que se torna possível fazer: como um ecrã de 55" com menos de 1mm de espessura e que se pode colar e descolar da parede usando uma base magnética.


Os ecrãs OLED podem ter espessuras super-reduzidas, mas os actuais televisores na prática têm espessuras que pouco diferem dos ecrãs LCD. Há que ter sítio para apertar a base, ter sítio para os botões e fichas, etc. etc. Neste caso, a LG livra-se de tudo isto e opta por uma base magnética na qual se pode encaixar este ecrã OLED de 55" com apenas 0.97mm de espessura.

Esta espessura faz com que até o actual modelo da LG com 4.3mm pareça "excessivo", mas não deixará de ser apenas uma forma de demonstrar a capacidade da LG a nível da produção de ecrãs OLED. Aliás, a marca assume o compromisso de aumentar substancialmente a produção no terceiro trimestre do ano de modo a dar resposta aos pedidos do mercado, e refere que em menos de 2 anos a taxa de sucesso de fabrico destes ecrãs atingiu níveis que nos LCDs tinham demorado quase uma década a atingir. Falando-se de ecrãs Ultra HD 4K, podemos imaginar que não será fácil garantir que não exista nenhum subpixel defeituoso no meio de 24.8 milhões!

E para terminar em beleza, para além de dizer que continuará a desenvolver ecrãs OLED transparentes e flexíveis, para utilização nas mais diversas áreas, a LG diz que ainda este ano irá mostrar um ecrã OLED Ultra HD com 99", suplantando assim os modelos de 55, 66, e 77" que já tinha mostrado. Ora... podem ser dois desses aqui para casa se faz favor... :)

2 comentários:

  1. E o resto? alimentação, circuitos, etc? também cabe em 0.97mm ?

    ResponderEliminar
  2. Será que sonhamos em 4k, em SD ou 3D? se parece tudo tão real será possível ter uma gama dinâmica reduzida? venham lá esses OLED de sonho que sempre é mais real :P

    ResponderEliminar