2015/05/14

MediaTek prepara CPU com 10 cores

Se pensavam que os actuais chips octa-core já tinham processadores em número suficiente, eis que a MediaTek vem mostrar o contrário, com um novo SoC que combina 10 núcleos de processamento num só chip.

A MediaTek espera que este Helio X20 com 10-cores sirva como passaporte de acesso para os equipamentos de gama alta, fazendo esquecer a imagem de que os seus chips apenas servem para equipamentos de gama baixa e baixo custo.

O Helio X20 aposta numa estrutura um pouco diferente da habitual: em vez do bloco duplo que conta com quatro processadores de elevado desempenho a par de outro bloco com quatro-processadores mais poupados usados nos octa-cores actuais; este chip recorre a três blocos diferenciados: dois cores de alta potência para processamemto intensivo, e dois blocos quad-core para tarefas menos intensivas. A MediaTek diz que assim consegue ter uma eficiência 30% superior à dos outros chips, assemelhando a solução à caixa de velocidades de um automóvel, onde se pode escolher a mudança mais adequada à velocidade desejada.



Para além disso, o chip tem também capacidade para fazer reconhecimento de voz e reprodução de música sem necessidade de acordar os processadores principais. Mas teremos que esperar até 2016 para vermos que tal este chip se comporta.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)