2015/05/16

Oculus VR revela o hardware recomendado para os Rift


Os Oculus Rift só chegarão no próximo ano, mas a Oculus VR já começa a preparar os interessados para se mentalizarem no hardware recomendado para que se possa tirar o melhor partido deste óculos de realidade virtual. E o mais certo é que poderá obrigar a alguns investimentos...


A Oculus VR já revelou o hardware que considera recomendado para usar os Oculus Rift, e a lista é a seguinte:


  • NVIDIA GTX 970 / AMD 290 ou superior 
  • Intel i5-4590 ou superior
  • 8GB de RAM ou mais
  • HDMI 1.3 com suporte para clock a 297MHz 
  • 2x USB 3.0 
  • Windows 7 SP1 ou superior

Características que poderão ser consideradas um pouco elevadas, mas que facilmente se compreendem pela necessidade de estar a produzir imagens 3D em alta resolução (2160×1200) e a 90Hz, que se tornam bem mais puxadas do que habitualmente se tem num monitor Full HD a 60Hz.

Ainda assim, e imaginando que os primeiros interessados nos Oculus Rift seja o segmento dos "gamers", torna-se mais provável que muitos deles já tenham máquinas à altura destes requisitos (ou que até os superem). Claro que nada impede um utilizador de usar os Rift com um computador menos potente, mas depois não se poderá queixar de a sua "realidade virtual" não estar à altura do esperado. Quem ficará eliminado à partida são os utilizadores com portáteis, com a Oculus VR a dizer que neste momento não haverá praticamente nenhum à altura de cumprir com todos os requisitos - principalmente a nível da potência do GPU e saída HDMI 1.3 com clock a 297MHz.

Também um pouco constrangedor será o facto da equipa ter posto em pausa o desenvolvimento dos Rift para Mac e Linux, apostando em se dedicar exclusivamente à plataforma Windows para garantir que tudo estará pronto a tempo do seu lançamento no próximo ano. As restantes plataformas ficam assim com suporte adiado para "quando houver tempo".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)