Os Oculus Rift só chegarão no próximo ano, mas a Oculus VR já começa a preparar os interessados para se mentalizarem no hardware recomendado para que se possa tirar o melhor partido deste óculos de realidade virtual. E o mais certo é que poderá obrigar a alguns investimentos...
A Oculus VR já revelou o hardware que considera recomendado para usar os Oculus Rift, e a lista é a seguinte:
- NVIDIA GTX 970 / AMD 290 ou superior
- Intel i5-4590 ou superior
- 8GB de RAM ou mais
- HDMI 1.3 com suporte para clock a 297MHz
- 2x USB 3.0
- Windows 7 SP1 ou superior
Características que poderão ser consideradas um pouco elevadas, mas que facilmente se compreendem pela necessidade de estar a produzir imagens 3D em alta resolução (2160×1200) e a 90Hz, que se tornam bem mais puxadas do que habitualmente se tem num monitor Full HD a 60Hz.
Ainda assim, e imaginando que os primeiros interessados nos Oculus Rift seja o segmento dos "gamers", torna-se mais provável que muitos deles já tenham máquinas à altura destes requisitos (ou que até os superem). Claro que nada impede um utilizador de usar os Rift com um computador menos potente, mas depois não se poderá queixar de a sua "realidade virtual" não estar à altura do esperado. Quem ficará eliminado à partida são os utilizadores com portáteis, com a Oculus VR a dizer que neste momento não haverá praticamente nenhum à altura de cumprir com todos os requisitos - principalmente a nível da potência do GPU e saída HDMI 1.3 com clock a 297MHz.
Também um pouco constrangedor será o facto da equipa ter posto em pausa o desenvolvimento dos Rift para Mac e Linux, apostando em se dedicar exclusivamente à plataforma Windows para garantir que tudo estará pronto a tempo do seu lançamento no próximo ano. As restantes plataformas ficam assim com suporte adiado para "quando houver tempo".
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)