2015/05/15

Partilha ficheiros no Dropbox com prazo de validade


O Dropbox é um dos mais populares e versáteis serviços de sincronização de ficheiros via "cloud", e tem algumas capacidades que por vezes passam despercebidas aos seus utilizadores. Capacidades como a possibilidade de partilharem ficheiros apenas durante um determinado tempo.


Para além de manter os nossos ficheiros disponíveis para nós, o Dropbox permite também partilhar ficheiros ou pastas com determinadas pessoas (ou com toda a gente). Quando o fazemos obtemos um link que podemos divulgar ou enviar às pessoas pretendidas, e o sistema nem sequer obriga os destinatários a terem o Dropbox instalado - podendo aceder aos mesmos através do interface web.

Mas muitas vezes surge a necessidade de querer partilhar algo, mas não de forma permanente. Talvez queiram disponibilizar uma foto ou documento apenas por alguns dias ou semanas... e vão gostar de saber que o Dropbox também o permite fazer. Só que para o fazerem terão que dar um salto ao Dropbox na web, já que é uma opção que estranhamente não está disponível nas apps.

Ao seleccionarem a opção de partilha no interface web do Dropbox, surge a opção para alterarmos a "visibility / expiration", e é aqui que podemos seleccionar se o ficheiro em causa será visível de forma pública ou só para quem tiver a password - e também definir por quanto tempo o ficheiro será partilhado: 1 semana, 1 mês, ou até uma data qualquer à nossa escolha.

... Uma excelente forma de evitar que se acumulem partilhas por tempo indefinido que potencialmente possam deixar os nossos ficheiros em risco.

2 comentários:

  1. Convém referir que essa opção apenas está disponível para a Dropbox PRO, nas versão gratuita não se encontra disponível.

    ResponderEliminar
  2. Partilhas com prazo de validade é algo que o Meo Box disponibiliza desde o início a todos os clientes...

    ResponderEliminar