2015/05/10

Qual a diferença entre sensores CMOS e CCD?


Já espreitamos vários aspectos internos sobre o funcionamento dos sensores de imagem, como o rolling shutter e o padrão Bayer. Hoje, trago-vos dois vídeos que permitem ver a diferença entre sensores CMOS e CCD.

Os CCDs (charge-coupled device) foram durante muito tempo os sensores de imagem de referência, que depois começaram a ser substituídos pelos sensores de imagem CMOS, de fabrico mais económico - e cuja qualidade inicialmente não se comparava à dos CCDs (embora actualmente, para aplicações normais, as diferenças sejam quase inexistentes).

Ambos os sistemas começam exactamente da mesma forma, convertendo a luz em electricidade. Mas enquanto num sensor CMOS cada pixel é convertido no local para um sinal digital (significando que, na prática existam milhões de conversores analógicos para digitais), no CCD o processo implica ir transferindo as cargas acumuladas de forma analógica, antes de serem convertidas para digital.

... E sabendo isto, podem ficar descansados por não terem que se preocupar com este tipo de coisas, e poderem continuar a olhar para os smartphones e câmaras como dispositivos que são capazes de tirar fotos e gravar vídeos como se não fosse nada de especial. :)




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)