2015/05/04

Snapdragon 808 mais equilibrado que o 810


O Snapdragon 810 foi aguardado com enorme expectativa, mas nada fazia prever que a sua potência se tornasse problemática, com aquecimento excessivo que rapidamente o obriga a limitar a sua velocidade. O mais modesto 808 pode ser menos potente, mas em uso continuado consegue superar o "topo de gama".

O Snapdragon 810 arrisca-se a ficar para a posteridade como mais um caso em que os engenheiros parecem ter tido mais olhos que barriga. Este SoC octa-core tem tudo o que de mais avançado existia no momento em que foi projectado: 4x Cortex-A57 + 4x Cortex-A53, um GPU Adreno 430, suporte LTE Cat 9, gravação e reprodução 4K com aceleração por hardware, suporte para memórias LPDDR4-1600, WiFi ac MU-MIMO, eMMC 5.0 e UFS, e suporte para câmaras até 55MP.

O problema é que quando se precisa de toda esta potência, as temperaturas começam a subir, e rapidamente a velocidade tem que ser limitada para as manter dentro dos valores normais.


O Snapdragon 808 é um CPU mais modesto, mas que os testes revelam que é capaz de superar o 810 em funcionamento continuado. Enquanto que um smartphone com 810 tem bons resultados enquanto está "fresco", bastam poucos minutos de utilização intensiva para que o seu desempenho se reduzam para cerca de metade. Pelo contrário, o 808 é capaz de manter um desempenho idêntico, de forma continuada.

Não quer isto dizer que o Snapdragon 810 seja um caso perdido. Em utilização normal, será pouco provável que tenham que se preocupar com esta questão. A excepção será no caso de usarem os vossos smartphones para sessões continuadas de jogos ou outras apps que possam exigir processamento intensivo por parte do CPU.

Seja como for, será impossível ignorar o facto de que a Qualcomm meteu água com este 810... ou melhor dizendo: que se trata de um SoC que quase obriga a que se use água para o manter a temperatura desejada.

3 comentários:

  1. Chama-se a isto mais olhos que barriga

    ResponderEliminar
  2. Chama-se a isto entregar um producto nao acabado / nao testado. Não entendo como as empresas (exceptuando a Samsung) continuem a investir neste cpu

    ResponderEliminar
  3. Ainda tenho esperança de ver o 810 a render como deve de ser neste phablet por ter uma estrutura grande em alumínio:
    http://www.lemall.com/le_max.html
    Para mim, só tem que conseguir manter a gravação de video 4K com HDR ;)

    ResponderEliminar