2015/05/26

Trackers de actividade e smartwatches podem revelar por onde andamos


Os dispositivos de tracking de actividade estão na moda, e com eles levantam-se também novas preocupações de segurança. Investigadores demonstraram como facilmente se podem escutar as comunicações bluetooth destes dispositivos, e criar registos sobre a sua localização.

Esta monitorização dos sinais bluetooth é idêntica há que também pode ser feita usando os sinais WiFi, mas tem a agravante de ser utilizada por grande parte dos wearables actuais - como trackers de actividade e smartwatches - pelo que funcionará mesmo quando os utilizadores deixarem os seus smartphones em casa ou quando têm o WiFi desligado. Ao contrário do que acontece com a monitorização dos dados da rede celular, também possível mas mais trabalhoso e dispendioso, este tracking do Bluetooth pode ser feita de forma bastante simples, usando-se um qualquer smartphone.

O caso pode ser comparado aos dos automóveis equipados com identificadores tipo Via Verde, mas aqui aplicado às próprias pessoas. Para além disso, muitos dispositivos até anunciam publicamente o nome dos seus utilizadores, facilitando a associação do dispositivo a uma determinada pessoa. Com alguns postos colocados em pontos estratégicos, é fácil criar-se um perfil de movimentação destes utilizadores - ou até utilizar técnicas idênticas para determinar se um utilizador está em casa ou não.

Mais um caso que relembrará que muitas vezes as vantagens da tecnologia também poderão ser usadas para fins menos positivos, e que importa estar informado sobre os potenciais abusos que podem ser explorados nos dispositivos que utilizamos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)