2025/12/28

Derek Muller e o futuro do canal Veritasium

Derek Muller, o bem conhecido rosto do canal Veritasium no YouTube fala do seu percurso e do futuro do canal - num vídeo gravado em Portugal, onde se veio casar.

O canal Veritasium dispensa apresentações, sendo um canal que frequentemente referimos por cá devido aos seus excelentes vídeos. Mas desta vez temos um vídeo diferente, que fala das suas origens, do seu percurso até agora, e do futuro.

O tema será bem conhecido e com muitas semelhanças a todos os que se dedicam à criação de conteúdos: sendo algo que começa por ser feito "por gosto", que vai crescendo até ao ponto de se poder tornar uma actividade a tempo inteiro, mas que simultaneamente também acaba por ter efeitos secundários a nível do tempo que ocupa e das preocupações com os "algoritmos" e plataformas. Algo que se torna particularmente importante quando se fala do YouTube - já que a qualquer momento se pode estar sujeito a acordar para um canal encerrado, ou que fica com os rendimentos bloqueados.

Para Derek Muller a solução acabou por ser uma parceria com uma empresa que se trata de grande parte da gestão e produção, e que permitiu ampliar drasticamente toda a equipa. Para os receosos de que isso fosse "arruinar" o canal, a prova já foi dada, uma vez que isto já foi feito há um par de anos, e o canal continua a manter a sua identidade e a aumentar a qualidade. Então, qual o propósito deste vídeo? Na verdade acaba por ser apenas uma explicação do que se tem passado, e preparação para que nos habituemos a ver vídeos do Veritasium sem Derek Muller - com ele a ter chegado a um ponto em que (justamente) prefere dar prioridade à sua família, e tempo livre para fazer outras coisas; ou seja, ter maior "qualidade de vida" (algo que acaba por ser necessário, bastado ver todos os vídeos dos últimos anos em que se notava visivelmente as olheiras e o seu cansaço).



Curiosamente, acaba por ser simpático que este vídeo tenha sido filmado em Portugal, local onde Derek Muller se veio casar com a sua noiva de longa data. E resta-nos desejar-lhe que continue a poder manter o prazer de fazer aquilo que gosta, e usufruir dos frutos do seu trabalho.

Votos de felicidade Derek, e ficas convidado para uma francesinha quando passares pelo Porto. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)