2015/05/26

Windows 10 vai dar-se bem com Androids e iPhones


A Microsoft sabe que não está em posição de angustiar utilizadores, e por isso recorre à velha máxima "se não os podes vencer, junta-te a eles" - fazendo com que o seu Windows 10 funcione da melhor forma com dispositivos mobile da concorrência: Android e iOS; incluindo levar até eles a sua assistente Cortana.


A Microsoft vai disponibilizar uma app de acompanhamento do Windows 10 para Android, iPhones/iPads e, obviamente, Windows Phones, com a qual os utilizadores poderão ter acesso facilitado ao seu computador e aos seus dados.

Para os utilizadores de Windows Phones, o processo de sincronização será feito de forma automática, para as outras plataformas bastará seguir alguns passos para garantir que se encontram instaladas todas as apps que são necessárias, como o OneDrive. O objectivo é fazer com que os dados do vosso smartphone, como fotos, documentos ou apontamentos, fiquem automaticamente disponíveis no vosso PC, e vice-versa.

Uma novidade é que também a assistente pessoal Cortana terá direito a uma versão para Android e iOS, sendo a primeira que estará disponível nas três plataformas - o que não deixa de ser simpático para os utilizadores, que sabem que poderão continuar a usá-la mesmo que venham a mudar para outra plataforma (falta ainda ver que tal é que a Cortana irá lidar com português de Portugal.)

E como a música é um dos elementos importantes para muitos utilizadores, também teremos uma app Xbox Music actualizada para Android e iOS que permitirá ouvir música gratuitamente a partir do OneDrive.

... Parecem-me boas opções para garantir que o novo Windows 10 esteja apto a lidar com a realidade actual das plataformas mobile, não dificultando a sua utilização... mas fazendo precisamente o oposto e facilitando-a.


4 comentários:

  1. Se há coisa que me irrita é haver sites que são fabricados para o IE! Parece que estamos na idade média como o NOSSO(?) Diário de Notícias que está na idade da perda. Pior que isso é tentar consultar o site com o odiado IE! Vem SEMPRE massacrar com a estupidez da escolha de suplementos! Afina aquela anormalidade consegue funcionar ou não? Faz-me sempre saltar a tampa...

    ResponderEliminar
  2. Não estou a ver a Apple permitir o Cortana no iOS.

    ResponderEliminar
  3. A Microsoft perdeu a oportunidade de realmente inovar aqui.
    Então querem "obrigar-me" a:

    1) Instalar mais umas quantas apps para fazer a mesma coisa que outras tantas que já usamos? Google Photos/Drive, DropBox, MeoCloud, VodafoneCloud, etc.

    2) Vão sobrecarregar o Sync do Android com mais uns megas a cada foto tirada e mais uma vez duplicando a mesma funcionalidade? (Sync upload de fotos, por exemplo = mais consumo dados, bateria, etc.)

    Não seria bem mais eficiente terem criado um mecanismo de sincronismo de conteúdos entre Google Drive vs. OneDrive, etc? Configurável, autorizável e activado via Cloud, nos serviços da MS... Passavam o ónus do processamento para a cloud/servers e não do lado do cliente.

    Nem vou referir a questão do espaço disponível em muitos Androids: já quase não é suficiente para as Apps "obrigatórias", ainda querem juntar ao grupo mais 3 ou 4.

    Algumas destas redundâncias podem ser ultrapassadas via scripts IFTTT, mas obviamente não é solução para o comum dos utilizadores nem a mais completa.

    Por mim, até seria aliciante ter no ecossistema Windows 10 a mesma facilidade de acesso quase imediato aos conteúdos que já estamos habituados no ecossistema Google, mas assim não me convencem - a ver vamos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, seria mais eficiente, e felizmente já há serviços que estão a apostar nessa vertente, de interligar os vários serviços da cloud...Já que estas empresas parecem estar mais preocupados em "fechar" cada vez mais os utilizadores nos seus próprios serviços. (Por exemplo, o iOS9 vai dar novo passo nesse sentido, dependendo ainda mais do iCloud).

      Eliminar