2015/06/02

bq lança novo Aquaris E5 HD com Ubuntu

Depois do Aquaris E4.5 a Canonical e a bq voltam à carga com mais um Ubuntu Phone: o bq Aquaris E5 HD. Um modelo que melhora o hardware relativamente ao modelo anterior, e que poderá servir para melhor se verem as capacidades deste sistema.


O Ubuntu para smartphones pode ter enormes potencialidades, mas para isso depende também da existência de equipamentos que mostrem as suas mais valias face aos concorrentes que dominam o mercado (Android e iOS). Por isso, a bq sobe a parada com este Aquaris E5 HD Ubuntu Edition.

Do ecrã de 4.5" (960x540) do modelo anterior passamos para um mais simpático ecrã HD de 5" (1280x720). Uma melhoria que o aproxima daquilo que se considerará o "mínimo indispensável" para um smartphone actual. No entanto, continua ausente o 4G/LTE, e a nível de processamento encontramos o mesmo CPU MediaTek a 1.3GHz... que se poderá considerar meramente "suficiente" (embora esteja por esclarecer se a responsabilidade da lentidão de algumas operações será do hardware, ou da falta de optimização do software.) A capacidade de armazenamento duplica para os 16GB (que por esta altura já se deveriam considerar o mínimo aceitável), e nas câmaras encontramos uma de 5MP na frente e outra de 13MP na traseira; mantendo-se também a capacidade dual SIM.

Este Aquaris E5 HD Ubuntu Edition deverá ficar disponível ainda durante o mês de Junho na loja online da BQ, com um preço de 199 euros.

1 comentário:

  1. E viva o Linux ;) se não estivesse a procura de um smartphone com camara melhor que a do G4 e S6 era bem capaz de saltar para um smartphone com ubuntu.

    ResponderEliminar