2015/06/02

Notícias do Dia

O Thunderbolt 3 acelera para os 40Gbps mas usa a ficha USB Type-C; o Google continua a matar o Google+ aos bocadinhos; o G-Sync da Nvidia chega aos portáteis e aos jogos em modo janela; OnePlus One está em saldo durante a primeira semana de Junho; e temos um estudo da própria ONU que relembra a importância da encriptação para garantir a privacidade e os Direitos Humanos.


E para este mês de Junho, uma prenda super-especial que temos para vos oferecer: um fantástico Huawei P8 topo de gama, que servirá para tornar ainda melhor as férias de Verão que se aproximam. Não deixem de participar e partilhar o passatempo. :)

Doogee F3 terá direito a modelo com 4GB de RAM?



A Doogee continua empenhada em promover o seu próximo topo de gama - o Doogee F3 - e agora surgem mais informações de que este modelo irá mesmo contar com uma versão com 4GB de RAM, que o ajudará a posicionar-se no topo do que melhor se produz neste momento. Mas não ficarão esquecidos aqueles que preferirem uma versão mais económica. Segundo as indicações da marca irá haver espaço para diferentes versões do F3, com RAM de 1 a 4GB.

Combine-se isso com o resto das característica: ecrã de 5" com vidro 2.5D e margens reduzidas, câmaras de 8 e 16MP, CPU MT6753 e bateria que poderá ser de 3150mAh, e só falta mesmo o habitual "preço de combate" da marca para que se torne num sucesso garantido.


Investigadores criam ecrã OLED 8K de 81" juntando 36 painéis



Enquanto esperamos que os conteúdos 4K cheguem até nós (e que os preços dos televisores Ultra HD continuem a baixar), no Japão há quem já esteja a pensar no que se segue, e tenha criado um ecrã OLED de 81" com resolução de 8x4K. Só que para o fazerem, recorreram a um "truque": em vez de ser um único painel, usaram 36 painéis OLED colocados em grelha, e tirando partido de serem flexíveis e terem as margens transparentes para que não fossem perceptível qualquer união entre eles.

Poderá ser uma boa forma de criar ecrãs OLED de grandes dimensões a custo reduzido.


Robot ATRIAS já supera obstáculos "de olhos fechados"


Criar um robot capaz de navegar por terreno irregular e subir/descer desníveis é algo que habitualmente implica um enorme conjunto de sensores. No caso deste robot ATRIAS da Universidade de Oregon, a opção foi dispensar tudo isso, deixando que ele se desenrascasse "às cegas".

Como o vídeo que se segue demonstra, até se desenrasca bastante bem! (E junte-se a este aqueles que estão a aprender a empurrar coisas... e qualquer dia somos desnecessários - mecanicamente falando, claro. :)





E já que estamos num dia cheio de notícias de robots...


Equipa alemã vence desafio robótico da Amazon


O sonho da Amazon é um dia poder ter um sistema completamente robotizado para todo o seu sistema de gestão e tratamento de encomendas, e para isso lançou um desafio para um robot que fosse capaz de apanhar todo o tipo de objectos das prateleiras, à semelhança de uma pessoa. A equipa RBO da Alemanha venceu o desafio, deixando todos os seus concorrentes para trás.

... Agora só é necessário que isto funcione (muito) mais rápido, para se tornar efectivamente viável. Mesmo com o vídeo acelerado 4x, poderão ver que este robot não é propriamente a coisa mais rápida do mundo... por agora.




Caixa da ASUS é a melhor amiga de quem troca de componentes frequentemente



Se são daquelas pessoas que se fartam de estar sempre a abrir e fechar o computador para trocar componentes, a Asus está a exibir uma caixa que parece ter ido buscar inspiração aos Transformers, contanto com um sistema motorizado que abre automaticamente as tampas, e até eleva e inclina o bloco central para mais fácil acesso.

... Pelo que parece, a Asus vai mesmo mesmo comercializar esta caixa. Mas é fácil prever que terá um preço que nos vai incentivar a que continuemos a apertar e desapertar parafusos... :)


Curtas do Dia


Resumo da Madrugada





1 comentário:

  1. Vale a pena realçar que a vulnerabilidade nos macs foi descoberta pelo investigador português Pedro Vilaça, bem conhecido nessas andanças.

    ResponderEliminar