2015/06/02

Thunderbolt 3 "rende-se" ao USB Type-C

O Thunderbolt surgiu perante a necessidade de se ter uma ligação muito mais potente e versátil que o USB da altura, mas depressa se tornou evidente que o USB 3.0/3.1 viria anular as suas principais vantagens. Situação que agora fica demonstrada com a adopção das fichas USB Type-C para o Thunderbolt 3.

O Thunderbolt continuará a ter capacidade superior ao USB 3.1, permitindo velocidades de até 40Gbps (quatro vezes superior aos 10Gbps do USB), mas será compatível com os dispositivos USB Type-C já existentes e que vierem a ser lançados. Para se tirar partido das velocidades adicionais, será necessário usar um cabo Thunderbolt, que usa a mesma ficha mas contém os componentes electrónicos necessários para permitir as velocidades superiores (e que ajuda a explicar o motivo pelo qual estes cabos são bastante mais caros que os cabos USB tradicionais).


Com o Thundebolt 3 podemos usar uma única ficha para ligarmos simultaneamente dois monitores 4K a 60Hz; disponibilizar até 100W de energia (suficiente para recarregar um portátil); criar uma rede 10GbE para transferências ultra-rápidas entre computadores; e permite também que se possam usar placas gráficas externas (será do agrado dos utilizadores de portáteis que queiram usar as suas máquinas para os jogos mais exigentes.)

Mas a melhor parte será mesmo a uniformização da ficha, que assim significa que as máquinas com Thunderbolt 3 poderão ser usadas como um USB Type-C standard... mas com capacidade adicional se se optar por lá ligar um cabo Thunderbolt. Sempre é mais agradável do que ter uma ficha Thunderbolt dedicada.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)