2015/06/02

Google continua a matar o Google+... aos bocadinhos

"Tudo vai bem; não temos intenções de matar o Google+" diz-nos o Google. Mas há uma grande diferente entre aquilo que dizem e aquilo que fazem, e o Google+ acaba de levar nova "machadada" que lhe retira a (última?) réstia de protagonismo que lhe sobrava.

Não é segredo que o Google há muito que inverteu a tendência de forçar os seus utilizadores a usar o Google+, e que logicamente deu origem a movimentos contra essa obrigatoriedade. Desde então o retrocesso tem sido gradual, e temos assistido à desagregação dos serviços que anteriormente tinham ficado anexados ao Google+ (o mais recente a desprender-se dele foi o Google Photos).

Segundo o próprio Google, também os Hangouts e o "Stream" irão ser desanexados do Google+ e passar a serviços independentes... o que deixa a questão de: que restará então ao Google+ para sobreviver?

O que não deixará margens para dúvidas é que, desde já, desaparece da página principal do Google, e da barra superior do perfil, a referência ao nosso perfil do Google+. O nosso nome que surgia precedido do sinal + e que dava acesso rápido ao Google+ deixa de ser um link e de ter esse sinal, obrigando que o acesso ao Google+ seja feita da mesma forma que o acesso aos restantes serviços, através do sub-menu.


Como é costume em toda e qualquer alteração que o Google faça, irá haver certamente quem não concorde com esta opção. Mesmo não sendo grande utilizador do Google+, acho que tinha mais lógica usar o nosso nome como ponto de acesso para "algo", nem que fosse a sua nova página de gestão da conta do utilizador.)

2 comentários:

  1. Desculpem o meu francês, mas fiquei bastante fodido com a remoção da caixa de partilha das páginas de pesquisa do Google.
    Não temo nada de bom o futuro do Google+.

    ResponderEliminar
  2. Quer dizer, o ícone das notificações do Google+ está lá na mesma, ao lado da fotografia do utilizador...
    E clicando nessa mesma fotografia continuamos, para além do "My Account", a ter acesso ao "Profile", que vai ter ao Google+...

    ResponderEliminar