2015/06/16

Facebook Moments que partilhar as fotos dos bons momentos entre amigos


O Facebook quer ajudar a resolver o problema (frequente) de partilhar as fotos que múltiplas pessoas tiram de um mesmo evento, e isso surge sob a forma de uma nova app: o Facebook Moments.

Noutros tempos, tirar fotos era algo que estaria habitualmente atribuído a uma só pessoa, que depois se encarregaria de as revelar e imprimir múltiplas cópias para entregar as quem as quisesse. Hoje em dia, num grupo de 10 pessoas, é bem provável que existem 10 smartphones a tirar fotos, e que algumas ainda levem mais umas câmaras adicionais. No final, não é fácil garantir que todos tenham acesso às melhores fotos... É um problema recorrente que este Facebook Moments quer ajudar a resolver.

A ideia é facilitar a partilha de fotos entre amigos, em todo o tipo de eventos onde todos se divirtam a tirar fotos para registar o "momento". O Moments usa reconhecimento facial para identificar quem é quem, facilitando o processo de termos acesso a todas as fotos em que aparecermos, independentemente de quem as tenha tirado. Claro que para isso cada um terá que aceitar partilhar as suas fotos com as pessoas que nelas aparecem; mas basicamente, é essa a ideia.

Não me parece o tipo de app que vá agradar aos fãs da privacidade... mas sendo uma app que se destina aos utilizadores do Facebook, não me parece que esse problema se coloque. (Fico apenas a aguardar pelos primeiros relatos de que a app decidiu partilhar fotos com uma pessoa erradamente reconhecida como sendo outra. :)

Actualização: o Facebook diz que esta app não deverá ficar disponível na Europa por causa das questões de privacidade e do reconhecimento facial, que certamente seriam logo alvo de "processo" nos tribunais europeus.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)