2015/06/24

Gmail passa a ter cancelamento de envio de emails


Se já passaram pela situação de enviar um email que, assim que o enviam, constatam que foi para a pessoa errada ou conteúdos indevidos, já terão sentido a falta de um botão que desse para cancelar o envio do email. Agora, é algo que passa a estar disponível no Gmail.

Na verdade, esta funcionalidade já estava disponível há muito tempo, só que escondida na secção experimental "Labs" que passava despercebida há maioria das pessoas. Mas Google achou que era uma das funcionalidades que fazia sentido promover a oficial, e por isso o Undo Send for Gmail passa a estar disponível para todos os utilizadores de forma mais imediata.

Como se pode imaginar, não se trata realmente de cancelar um envio já feito, mas sim de um simples temporizador que adia o envio do email durante um período de tempo programável (entre 5 e 30 segundos). Tempo durante o qual poderemos efectivamente mudar de ideias e cancelar o envio.


Esta alteração ainda demorará algumas semanas a chegar a todos os utilizadores, e passará a ficar disponível na página principal dos settings do Gmail (acedido através do icon da roda dentada na página do email).

... Espero que a próxima funcionalidade a ser promovida a oficial sejam as "canned responses" que nos deixam criar respostas "enlatadas" pré-feitas para lidar com situações recorrentes! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)