2014/01/17

Respostas "enlatadas" automáticas no Gmail


Se passam grande parte do vosso tempo no Gmail e uma parte significativa dele é feita a responder repetidamente às mesmas coisas, poderão gostar de saber que há uma funcionalidade no Gmail Labs que vos irá facilitar imenso a vida e poupar precioso tempo: as "respostas enlatadas".

Estas Canned Responses podem ser activadas em Settings->Labs, e adicionam uma uma nova secção às opções que surgem quando clicam na pequena seta para expandir as opções dos emails de resposta. O que esta opção experimentar permite é criar emails típicos de resposta, que depois podem gravar com um nome ao vosso gosto. Daí em diante, sempre que receberem um email que mereça o mesmo tipo de resposta, basta ir à opção Canned Responses e escolher a resposta adequada.

Poderão, por exemplo, criar respostas "enlatadas" para quem vos pede informações sobre determinado produto, de agradecimento a quem vos envie um email simpático, de não estarem disponíveis de momento, etc.


Mas a sua verdadeira potência surge quando as combinamos com os filtros automaticos do Gmail.


Com os filtros podemos seleccionar inúmeros critérios para escolha de emails, como por exemplo: email enviados por determinada pessoa, que contenha um texto específico no assunto ou corpo do email, etc. Depois, uma das opções disponíveis é responder automaticamente a esse(s) emails usando uma das vossas respostas pré-gravadas.

No meu caso, tenho várias respostas pré-gravadas para acelerar o processo de redireccionar para a nossa mailing list as pessoas que me contactam directamente a pedir ajuda, e para as quais raramente tenho disponibilidade imediata - para além de que assim as dúvidas e sugestões de uns podem beneficiar todos os que puderem vir a ter dúvidas idênticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)