2014/01/17

Garmin anuncia sistemas de navegação com HUD melhorado


Não é a primeira vez que a Garmin se aventura nos sistemas com HUD que projectam a informação no pára-brisas do veículo, minimizando as distracções ao volante; mas desta vez o sistema ganha novas funcionalidade que mostram que a empresa tem estado atenta às críticas e nos traz um produto melhorado.



Neste sistema a Garmin permite que o utilizador opte por dois modos: um passivo, onde as informações são dadas por voz e deixando que os olhos se centrem na estrada sem distracções visuais; e um modo interactivo, onde todos os dados relevantes, incluindo o mapa e sinais da estrada, são apresentados projectados no ecrã com um HUD multicolorido com capacidade gráfica (a versão anterior era muito mais limitada). Assim, embora continua a ser necessário olhar para essas informações, o condutor pode continuar a ter os olhos na estrada e evitar situações potencialmente desastrosas.

Outra das novidades é um botão que se coloca no volante e que agora passa a contar com tecnologia de detecção da proximidade. Com eles é possível percorrer o modo interactivo de navegação, escolhendo percursos alternativos; mudar as estações de rádio ou realizar chamadas; sempre sem ter que tirar os olhos da estrada. Sistemas que dão uso a este novo HUD deverão chegar ao mercado nos próximos meses, faltando apenas saber aquele pequeno detalhe crítico... o preço.

1 comentário:

  1. Nunca vi nenhum a funcionar, mas fico com a ideia que com luz brilhante, de frente, não se vê o "HUD" - por isso a imagem do post é à noite e a do post anterior é com pouca luz.

    Tendo em conta que conduzir de noite/com pouca luz é a condução mais difícil o HUD é importante. O pior é se dá uma falsa sensação de segurança e se vai mais depressa por causa disso - diz que a curva é para a esquerda e afinal é para a direita, e se segue em frente pela ribanceira abaixo.

    ResponderEliminar