2015/06/26

Google já não deixa ver as fotos "de toda a gente" no novo sistema de login

O novo sistema de login do Google, que apresenta páginas separadas para cada passo da introdução do email, password e autenticação 2-factor, foi implementado há menos de dois meses, mas o Google já vem fazer uma alteração que estava a preocupar alguns utilizadores: o de permitir a qualquer pessoa ver a foto associada a qualquer conta do Google.

Este novo sistema de login é mais versátil e contempla a possibilidade de existirem múltiplas formas de autenticação, quer manuais quer automáticas, e uniformiza o processo de uma forma abrangente para todos os diversos serviços do Google. O problema, que muitos descobriram desde logo, é que bastava introduzir-se um qualquer email de uma conta Google para, na secção seguinte onde é pedida a password, se poder ver a foto do utilizador (caso existisse).

As intenções do Google eram boas, de facilitar a identificação da conta correcta para quem lida com múltiplas contas do Google; mas já sabemos que nesta época em que vivemos, todas as boas intenções podem ser facilmente subvertidas - e havia quem não gostasse da ideia de um qualquer desconhecido, só por ter o seu email, ter acesso à sua foto; ou até simplesmente ir tentando endereços de email "à sorte" para ver que imagens apareciam.

Situação que o Google agora resolve. A partir de agora, a imagem associada à conta Google só aparece se o processo de login estiver a ser feito de um dispositivo ou local em que seja frequente fazermos esse login. No caso de ser um desconhecido a tentar fazê-lo a partir de qualquer outro local ou computador, será recebido pela habitual imagem genérica.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)