2015/06/25

ICANN poderá proibir registo anónimo de domínios


Quem regista um domínio na internet tem que se identificar, mas depressa surgiram serviços que permite proteger a privacidade dos utilizadores, deixando a informação de contacto a cargo de empresas que actuam como intermediário. Mas uma proposta do ICANN poderá proibir esses sistemas, o que está a levantar preocupações sobre o direito à privacidade.

A proposta do ICANN quer proibir que sites com actividade comercial não possam recorrer a proxys para o registo dos seus domínios, obrigando a que esteja publicamente visível quem é o responsável pelo mesmo. À partida parece uma alteração simples... o problema é que a designação de "actividade comercial" é bastante abrangente, e em vários casos que têm chegado aos Tribunais, até simples sites pessoas têm sido considerado comerciais apenas por exibirem alguns anúncios.

A maior preocupação recai sobre responsáveis de sites que abordem temas polémicos (e hoje em dia bem sabemos que não é preciso muito para que se criem confusões, bastando referir coisas religião, desporto, política, ou muitas outras). No caso referido pela EFF, temos um caso de um site para transsexuais onde a responsável teme que a divulgação da sua identidade possa originar situações de assédio e perseguição.

Será que para acelerar o processo de eventuais infractores - que continuam a poder ser identificados, se forem apresentados os motivos justificados para que as empresas de proxy cedam os dados dos respectivos donos dos sites - se justifica por em risco todos aqueles que recorrem a este sistema para proteger a sua privacidade? Não me parece... E se também acharem o mesmo podem sempre fazer chegar a vossa opinião à ICANN assinando esta petição.

3 comentários:

  1. E com registars e TLDs estrangeiros? como fica?

    ResponderEliminar
  2. A nova desordem mundial anda aí, isto é para apanhar heróis como o David Irving e o Robert Faurisson...

    ResponderEliminar
  3. Uma vez comprei um domínio pt e tive que o abandonar porque descobri que os meus dados de registo (morada e nome completo) estavam acessíveis na internet para qualquer pessoa! Eu tinha falseado todos os meus dados mas pelos vistos descobriram os verdadeiros através da minha morada fiscal. Já com os domínios .com isso nunca me aconteceu porque não somos obrigados a dar o numero fiscal.

    ResponderEliminar