2015/06/10

Investigadores usam routers WiFi para transmitir electricidade wireless


As redes WiFi já se tornaram coisas completamente banais que nos permitem permanecer ligados às redes e ao mundo sem estarmos dependente de cabos, e pode ser que em breve também nos permitam livrar dos ainda indispensáveis cabos usados para recarregar os nossos dispositivos.

As propostas de electricidade wireless não são novas, e existem diferentes soluções no mercado que qualquer pessoa pode usar desde já para recarregar os seus dispositivos móveis. O problema é que a maioria destes sistemas de energia sem fios funcionam apenas a muito curtas distâncias, na prática obrigando a que se pouse o dispositivo sobre uma base de carregamento. Transmitir energias a maiores distâncias é o passo que se segue, e estes investigadores dizem tê-lo conseguido com um vulgar router WiFi... e sem que isso tivesse grande impacto nas comunicações.

Existem inúmeras empresas e investigadores a explorar a transmissão de electricidade a distâncias de metros, mas na maioria dos casos necessitam de hardware dedicado e especializado. Daí o interesse nesta solução agora apresentada, que pode usar um router WiFi perfeitamente normal, com alterações apenas a nível do firmware, e que assim pode transmitir energia e carregar equipamentos a mais de 8 metros de distância. O grande avanço foi que os investigadores conseguiram fazer isto sem que as transmissões tivessem grande impacto no funcionamento normal das comunicações WiFi (e testaram a sua invenção em diversas residências em condições reais).

Uma vez que a potência máxima de transmissão dos routers WiFi está regulamentada (máximo de 1W) não se poderão esperar milagres quanto ao carregamento de dispositivos mais gastadores, ou de cargas rápidas, mas mesmo assim é uma proposta atractiva para manter em funcionamento coisas como sensores (de movimento, temperatura, etc) que nunca precisarão de trocar de pilhas, câmaras de vigilância wireless, e muitos outros dispositivos que se possam criar com este pressuposto de que poderão contar com energia "ilimitada"... vinda do ar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)