2015/06/19

Jovem morto ao tentar reaver smartphone usando o "Find my phone"


Hoje em dia é mais fácil que nunca localizar smartphones roubados, graças a apps anti-roubo, ou os serviços de segurança disponibilizados pelo próprio sistema - mas isso não significa que se devam aventurar cegamente na perseguição dos equipamentos, como demonstra este trágico incidente que vitimou um jovem canadiano de 18 anos.

Não foi referido que smartphone era nem qual o serviço utilizado para o encontrar, mas para o efeito isso torna-se irrelevante. Depois de se ter esquecido do seu smartphone num táxi, o jovem pesquisou pela sua localização e foi até ao local, acompanhado por um familiar, para o tentar reaver.

Lá, foi confrontado por três jovens num carro e, pelo meio das tentativas de reaver o seu smartphone, acabou por ser baleado múltiplas vezes e acabou por falecer. As autoridades conseguiram posteriormente encontrar o veículo e o smartphone, mas continuam a procurar os três jovens envolvidos, com idades estimadas entre os 18 e 21 anos.

Embora não faltem histórias com final feliz (e outras atribuladas) de pessoas que recorrem a estes serviços de localização para reaverem os seus smartphones, importa relembrar que existem também riscos bem reais associados. Por via das dúvidas, o melhor será recorrer sempre às autoridades... e esperar que não se tornem notícia pelos piores motivos possíveis, como infelizmente aconteceu neste caso.


Edição: foi um jovem canadiano e não britânico, como indicado inicialmente.

4 comentários:

  1. Vamos supor que me roubam o telemóvel e consigo localiza-lo com um destes serviços. Se eu mostrar às forças de autoridade a localização elas farão alguma coisa no momento? Ou temos de esperar que entretanto o ladrão desligue o telemóvel e seja impossível reavê-lo?

    ResponderEliminar
  2. Neste caso eu também não chamaria a polícia. Se ele perdeu o telemóvel no táxi, o pensamento dele seria que o taxista o tinha, não que tinha sido roubado. O "find my phone" era a forma mais fácil de voltar a encontrar o tal taxista. Acho que ele nunca pensou que o telemóvel estivesse nas mãos de más pessoas.

    Além disso se fosse à polícia, dizia o quê ? "Ah e tal perdi o telemóvel num taxi, venham se faz favor fazer-me uma escolta caso a coisa dê para o torto".

    ResponderEliminar
  3. London, Ontario.
    Não sei se o jovem era inglês ou canadiano..., mas a situação foi no Canadá.

    ResponderEliminar
  4. a policia nao faz nada em portugal nessa situação, ou seja ou esquecem o telemovel ou pagam um seguro de roubo

    ResponderEliminar