2015/06/22

Microsoft dá, tira, e volta a dar Windows 10 gratuito aos beta testers


Parece que a Microsoft estava um pouco indecisa, ou com problemas de comunicação, quanto à oferta do Windows 10 aos beta testers. Mas afinal parece que a oferta é mesmo para manter.

A Microsoft tem tido alguns problemas de comunicação no que toca a anunciar o preço e política de actualizações do Windows 10 (no início até tinha dado a entender que seria gratuito até para utilizadores com cópias piratas do Windows), e agora voltou a complicar algo que deveria ser bastante simples.

O Windows 10 vai ser gratuito para quem tiver um Windows 7 ou 8.1 legítimo, e fizer a actualização durante o primeiro ano; mas isso logo levantou as questões de: o que aconteceria se houvesse necessidade de reinstalar o sistema operativo? A MS diz que nestes computadores que fizerem a actualização, será possível reinstalar o Windows 10 de raiz, sem ter que reinstalar o Windows antigo e fazer novamente upgrade.

Mais recentemente, a notícia foi a de que também os beta testers, que actualmente estiverem a usar o Windows 10 Insider Preview, teriam direito a actualizar para o Windows 10 final - e obviamente que isso originou uma nova onda de notícias de "como ficar com um Windows 10 legal gratuitamente" (bastaria usarem o Windows 10 Preview, e pronto.) Só que em resposta a isso a MS editou a sua oferta e tirou as referências de que estes Windows 10 seriam legítimos; voltando a por em causa a sua "generosidade" e baralhando os utilizadores...

Mas afinal, a MS já confirmou de que os utilizadores terão mesmo direito a um Windows 10 legítimo se fizerem upgrade de um Windows 10 Preview (actualização: mas ficarão permanentemente com estatuto de beta-testers, sendo actualizados automaticamente para versões de teste que possam surgir.)


Aparentemente, a mudança do palavreado deve-se apenas para que não possa ser usado como desculpa legal para que grandes empresas se apressem a instalar o Windows 10 preview em centenas ou milhares de computadores, como forma de obterem o Windows 10 final gratuitamente.

Por mim, continuo a achar que a MS está a perder uma excelente oportunidade de conquistar a simpatia do público e de forma bem simples de entender e implementar. Bastava oferecer o Windows 10 gratuitamente para uso pessoal, e exigir que fosse pago para utilização comercial.

6 comentários:

  1. E eu continuo sem nada entender! Tenho o 8.1 fiz reserva quando sair actualizo mas depois é so um ano ou é para sempre?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui a questão será como irá a Microsoft validar esses upgrades, será através do serial ? é que as versões piratas, também podem reservar o Windows 10 :P

      Eliminar
    2. Aqui a questão será como irá a Microsoft validar esses upgrades, será através do serial ? é que as versões piratas, também podem reservar o Windows 10 :P

      Eliminar
  2. A questão do whiskas miau acho mt pertinente, aliás ainda não percebi se é para sempre ou não.
    O que tenho lido sempre e leio na imagem deste post é: "Free upgrade for the first year" e os próximos ?
    Se fosse para sempre não estaria lá "for the first year".
    Aliás a politica da MS de ter licenciamento por tempo leva a crer que assim seja.
    As copias piratas não sei se podem reservar o windows 10, pois deverá pedir a chave de activação do windows que nuito provavelmente é detectada como ilegal... digo eu...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A actualização é de borla se for feita num prazo de um ano.
      Após fazeres a actualização ficas com o windows 10 para sempre

      Eliminar