A fotografia é algo que agora se associa imediatamente ao digital, mas continua a haver uma legião (crescente?) de fãs que não abdicam da fotografia "à moda antiga" e estas Ondu são umas câmaras pinhole que os irão atrair.
As câmaras pinhole podem ser consideradas as mais simples máquinas fotográficas possíveis, substituindo as complexas lentes por um simples furo. E no caso destas Ondu que estão no Kickstarter, a sua simplicidade é levada ainda mais ao limite através da utilização de um engenhoso sistema de ímanes que facilita a sua utilização.
Em vez de sistemas de encaixes e mecanismos que inevitavelmente se começarão a fragilizar e poderão partir, nestas Ondu temos tampas com são atraídas magneticamente para a câmara, um obturador igualmente magnético, e até os pinos para suporte dos rolos recorrem também à "magia" do magnetismo para serem removidos e instalados de forma ultra-simples.
Existem vários modelos disponíveis, com preços a começar nos $60, e as entregas estão prometidas para Novembro de 2015... podendo tornar-se numa interessante prenda de Natal para oferecerem (nem que seja uma auto-prenda! :)
Acho que estes dispositivos desvirtuam de certo modo o conceito. Para mim grande parte da piada da fotografia pinhole é poder tirar uma fotografia com uma caixa de sapatos ou uma lata de feijões...
ResponderEliminar