2015/06/06

Rockchip mostra WiFi com consumos idênticos ao Bluetooth


O WiFi há muito que se tornou numa tecnologia padrão e popular, mas é tradicionalmente associada a consumos elevados; que obrigam a que aplicações com maiores constrangimentos energéticos recorram a sistemas como o Bluetooth. A Rockchip diz que tal não é necessário, e mostra o seu RKi6000 com o qual é possível ter WiFi com consumos de energia idênticos ao do Bluetooth.

Com o Rockchip RKi6000 a empresa chinesa diz ter conseguido reduzir em 85% os consumos face a outras soluções WiFi de baixo consumo, abrindo a possibilidade de se terem sistemas WiFi a funcionar a pilhas durante anos. Na sua demonstração é possível ver-se uma placa de desenvolvimento a gastar apenas 22mA enquanto mantém comunicação bi-direccional com um smartphone.

Se esta tecnologia se revelar tão eficaz como é anunciada (a Rockchip refere que uma pilha AAA poderia alimentar um destes sistemas por 35 anos... se a pilha se aguentasse durante tanto tempo) poderá fazer com que muitos dos actuais sistemas que recorrem a Bluetooth/Zigbee - como interruptores wireless, lâmpadas, sensores, e outros dispositivos - possam passar a utilizar WiFi directamente, dispensando a necessidade de gateways e facilitando a sua integração nas redes já existentes.

O Rockchip RKi6000 ficará disponível já no terceiro trimestre do ano, pelo que deveremos começar a ver o seu impacto nos produtos que começarem a chegar ao mercado no início de 2016.

3 comentários:

  1. Como pode durar 35 com uma pilha AAA? Então quantos mAh tem uma pilha AAA?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será certamente apenas para efeitos de marketing (havia empresas que já anunciavam chips WiFi que poderiam funcionar 10 anos com uma pilha).

      Se o chip gasta 22mA em modo activo, devem fazer as contas a casos onde passe a maior parte do tempo em modo de suspensão ainda mais poupado, e assim permitir que essas "matemáticas".

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar