2015/06/08

Xperia M4 Aqua de 8GB tem apenas 1.26GB disponíveis


Já sabemos que raras (nenhumas) são as vezes em que um dispositivo que se compra vem realmente com a capacidade anunciada de memória disponível para o utilizador; sendo que isso varia em maior ou menor grau dependendo dos fabricantes e dos modelos em questão. Mas o Xperia M4 Aqua da Sony volta a demonstrar que há necessidade de clarificar a situação, pois dos 8GB anunciados apenas disponibiliza 1.26GB livres.

Todos podemos compreender que os equipamentos necessitam de espaço para o sistema operativo (neste caso o Android 5.0 a ocupar 4GB), e algumas apps pré-instaladas (2GB)... mas quando isso faz com que um smartphone de 8GB se veja reduzido a 1.26GB de espaço livre efectivo, penso que está na altura de dizer: basta.


É possível recuperar quase 500MB apagando algumas apps, mas ainda por cima somos confrontados com apps que não é possível desinstalar... e obviamente que muitas delas são app que queremos de facto manter instaladas no smartphone. A possibilidade de usar um cartão de memória para ampliar a capacidade também não será a resposta ideal, pois nem todas as apps podem ser transferidas para o cartão (ou não será recomendável que o sejam).

Esta situação torna-se ainda mais absurda quando se sabe que colocar 16GB de memória num smartphone representa apenas uns poucos euros adicionais, que todos os clientes pagariam de bom grado. Aliás, por esta altura, os 16GB já deveriam ser considerados o mínimo indispensável para qualquer smartphone de uma marca como a Sony.

Assim... só ficam a perder com a má experiência de qualquer cliente que compre este smartphone apenas para descobrir que ao fim de uma semana já não espaço para instalar apps ou para tirar mais fotos ou vídeos (e já nem falo de lá colocar umas centenas de músicas que se queira ter sempre à mão.)

3 comentários:

  1. Comprar menos de 32 hoje em dia é asneira. Menos de 16 devia ser crime.
    Digo isto porque tenho um nexus de 16 e vivo bem com isso, porque não sou pessoa de meter jogos de 2 e 3 g se não tava bem lixado.
    12,5 disponíveis. 500 megas para musica, 5 gigas em apps 5 gigas em fotos e video, 1 giga para dados e diversos. E tenho 1 giga a sobrar. Nunca tive problemas de ficar cheio. Até porque as fotos podem sempre ir ao ar tão guardadas na nuvem. Mas vivia melhor com 32.

    ResponderEliminar
  2. A União Europeia que gosta tanto de meter o bedelho em tudo bem que podia obrigar os fabricantes e lojas a publicitar o espaço disponível efectivo dos smartphones e computadores

    ResponderEliminar