2015/06/08

A chegada da Netflix a Portugal - e a "pirataria" via VPN


A Netflix chega a Portugal em Outubro, e com ela entraremos numa nova era que mostrará a ainda mais pessoas que é possível viver-se sem os canais de TV tradicionais. Mas, será também revelador de que este é apenas um pequeno primeiro passo, de um longo caminho que ainda falta percorrer. Um caminho onde têm acontecido algumas coisas verdadeiramente horrorosas, e indicadoras do futuro tenebroso que alguns parecem desejosos de tornar realidade.

Os países onde a Netflix tem chegada têm assistido a um decréscimo nos níveis de pirataria; mas a sua expansão internacional não tem sido exactamente aquela que muitos esperavam. É que os conteúdos disponibilizados pelo Netflix variam bastante de país para país, podendo chegar ao cúmulo de fazer com que séries icónicas do canal - como o House of Cards - nem sequer estejam disponíveis. Perante tal tratamento diferenciado, não será preciso ser um génio para se compreender que muitas pessoas pensem por alguns instantes e cheguem a uma simples conclusão: já que vou pagar pelo Netflix, então porque não pagar pelo serviço nos EUA, e assim ter acesso a todos os conteúdos?

Era algo que deveria estar implícito num mundo realmente "global", como muitas vezes é apregoado; mas que infelizmente tem dado origem a situações insólitas e completamente absurdas; como o do chefe de um dos maiores operadores canadianos, que acusou a sua própria filha de 15 anos de estar a roubar, por optar usar o Netflix dos EUA em vez do Canadiano, também com programação reduzida.

Este senhor acha que pagar por um serviço não é suficiente; optando por achar que é perfeitamente normal que as pessoas se contentem em pagar o mesmo para ter um serviço pior. Felizmente, tem uma filha de 15 que é inteligente, e que espelha o resto da comunidade mundial, e onde muitas são as pessoas que já recorrem a VPNs para aceder ao Netflix como se estivessem nos EUA, ultrapassando assim a necessidade de esperar que chegue ao seu país de forma oficial.



Relembro que são pessoas que estão a pagar pelo serviço do Netflix, e quase certamente por um serviço de VPN adicional - e ainda assim há que lhes queira chamar de piratas e ladrões; por não e resignarem a ficarem quietos em casa, e/ou a pagarem para ter um Netflix mais limitado.

Lamento informar estes senhores (que por esta altura deverão estar a pensar nas melhores tácticas para proibir ilegalizar as VPNs) que neste caso seria melhor renderem-se à máxima de que "o cliente tem sempre razão". O problema não são as pessoas que se dão a todo este trabalho para terem acesso a conteúdos pelos quais pagam... O problema são as imbecilidades das questões geográficas dos direitos de autor e diferença de tratamento num mercado global, onde são abolidas fronteiras para algumas coisas, mas se continuam a impor fronteiras artificiais noutras coisas.


A Netflix já tem enfrentado duras batalhas a nível dos operadores, para garantir que o seu serviço chega com qualidade aos clientes - seria bom ver que também usassem o seu peso e dimensão para pressionarem mudanças neste capítulo de igualdade de acesso aos conteúdos.

6 comentários:

  1. Acho que é hora, mais do que nunca, de uma análise do melhor serviço VPN no mercado, para aliar a estas barreiras corporativas e estados Big Brother.

    Abertoatédemadrugada, qual o serviço VPN a subscrever?

    ResponderEliminar
  2. Eu gostava de saber quais as reais vantagens do Netflix. Se eu subscrever o serviço vou somente ver filme s e séries do NETFLIX? E optando pelo serviço em Portugal essas mesmas séries e filmes são legendários?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peço desculpa pelo corrector ortográfico automático, queria dizer se as séries e filmes eram legendados...

      Eliminar
    2. A Netflix tem um vasto catálogo de séries e filmes mais antigos, faltando apenas clarificar quais deles estarão disponíveis no nosso país ou não. E sim, é tudo com legendas em português.

      Eliminar
    3. No caso da subscrição aqui em Portugal caso use VPN por exemplo para o netflix EUA as legendas já não são em português certo ?

      Eliminar
  3. Todo esse papo de VPN de Netflix é muito comentado, mas esquecem de falar que isso não funciona tão bem pra países da língua ´portuguesa pelo simples fato que a Netflix de outros países não vir legendada em pt, logo a não ser que você tem um inglês ao menos intermediário, não adianta ficar animado achando que vai assistir todo vasto conteúdo americano. A Netflix não é burra, ela não perde nada com isso, e ainda mantém mais clientes (video o caso dos que falam inglês), quem não gosta são as empresas que fecham contratos para determinados países e faz tempo que reclamam da Netflix fazer vista grossa. Eu uso pra VPN o Zen Mate, não baixem o Hola! atualmente descobriram que o programa infecta os computadores das pessoas e ainda por cima a empresa vende o acesso as máquinas infectadas bem baratinho.

    ResponderEliminar