2015/06/06

Netflix chega a Portugal em Outubro


Parece que não será necessário pedir emprestada a Internet ao nossos vizinhos espanhóis.Afinal, a Netflix decidiu dar-nos uma excelente prenda de Natal adiantada, e também ficará disponível em Portugal já no próximo mês de Outubro.

O serviço da Netflix há muito que era desejado pelos portugueses, que passarão agora a poder subscrevê-lo sem recorrer a "truques", com a sua chegada a Portugal em Outubro. É de esperar que, tal como vai acontecer em Espanha, a programação disponível tenha algumas condicionantes regionais, com algumas séries e filmes cujos direitos poderão pertencer a outros canais, mas os subscritores do serviço não terão falta de coisas para ver (para além de que, ficando disponível no nosso país, as negociações para o futuro serão certamente diferentes.)

No lançamento teremos direito a séries como o Daredevil, ou o igualmente recente Sense8 dos irmãos Wachowski, a par de Bloodline, Grace and Frankie, Unbreakable Kimmy Schmidt, Marco Polo, entre muitas outras; assim como uma vasta selecção de filmes sempre em crescimento - e com particular destaque para séries e filmes com produção da Netflix e/ou que estarão disponíveis de forma exclusiva neste serviço.

Ainda ontem, bem apropriadamente, falávamos da questão dos serviços de vídeo online estarem a superar a venda de filmes em formato físico e em breve superarem as receitas dos cinemas. Com a chegada da Netflix a Portugal, já se poderá prever que estes sectores venham novamente apregoar os sinais de desgraça - que desta vez não poderão ser imputados à "pirataria" (embora me pareça que essa desculpa nunca vá deixar de ser utilizada).

... Se calhar, depois do exemplo da SPA, também eles exigirão uma taxa sobre as mensalidades do Netflix, como forma de compensar pela quebra nas receitas. Mas penso que será melhor será não lhes dar ideias!

15 comentários:

  1. Cá em Portugal isto não compensa, porque não temos bons pacotes de fibra sem TV.

    As empresas de telecomunicações deviam ser obrigadas a oferecer pacotes de apenas net.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma coisa de cada vez... Se nao houvesse serviços destes, as pessoas não sentiriam necessidade de *não* ter serviço de TV "tradicional". Agora que vão passar a ter, vai surgir essa necessidade, pois muitos começarão a fazer as contas e interrogar-se: "Para que estou eu a pagar por centenas de canais de TV que não vejo, se só preciso de internet?"

      Eliminar
    2. Eu já digo isso sem Netflix. A mim chegam-me 4 canais de sinal aberto. Ainda era melhor se a RTP fosse toda em sinal aberto como televisão estatal que é.

      Eu pessoalmente acho que não vai adiantar nada. Espero que esteja errado.

      Eliminar
  2. A oferta em Portugal será igual à oferta limitada francesa, sem a limitação dos filmes após 36 meses da sua exibição nos cinemas.

    Quanto ao buzz e impacto que vai provocar, não tenho grandes dúvidas que o Netflix vai sofrer o efeito-Uber e será sujeita a providências cautelares e processos judiciais, pelo facto, do seu enquadramento legal e regional não ser igual aos concorrentes nacionais. Veja-se o caso francês e a acusação de que o Netflix não paga as mesmas contribuições para a cultura. A questão é: Se calhar o investimento directo que o Netflix fará na produção nacional, será superior do que muitas entidades nacionais... digo eu. Talento e capacidade não faltam... estou a pensar no Capitão Falcão, por exemplo.

    ResponderEliminar
  3. Considerando que em Portugal a Internet só em pacotes com TV Cabo isto acabará por ser uma despesa em cima da TV cabo e não uma alternativa para quem quisesse cortar a TV Cabo. E para alugar filmes já bem que se pode usar os videoclubes das diferentes opreadoras.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. E depois temos o caso das PUR, nos nossos serviços "ilimitados" com limites... Será que vamos continuar a conseguir aceder ao Netflix depois da operadora nos baixar a velocidade de download para uma velocidade miserável por termos atingido o limite do nosso serviço ilimitado!?

    ResponderEliminar
  6. Quais serão os preços previstos?

    ResponderEliminar
  7. Acho que 7,99€ pacote base

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Atenção que quase todos os operadores tem internet sem televisão.. Normalmente não estão publicitadas. Ainda recentemente, um amigo meu, meteu (se a memoria não me engana) fibra vodafone, 30Mbs, por 12 euros.

    ResponderEliminar
  10. Não sei se a Netflix vai fazer-me recorrer menos aos sites de pirataria porque pelo que sei só tem filmes que já passaram no cinema há algum tempo e não os últimos lançamentos. Ainda assim acho que pode ser uma boa opção para ver filmes e séries porque custa só 8 euros por mês...
    http://pplware.sapo.pt/internet/esta-confirmado-netflix-chega-a-portugal-ja-em-outubro-por-799e/

    ResponderEliminar
  11. Relativamente à "graça" no texto relarelativame à SPA colocar uma taxa nos downloads, não é necessário porque a atual taxa é sobre os dispositivos e esses vão continuar a ser vendidos mesmo que deixem de comprar obras físicas que podem serser copiadas. Genital não?
    Já agora se alguém souber e tiver a paciência de explicar, porque raio é que, apesar de eu estar proibido por lei de copiar DVD (suporte de vídeo com medidas tecnologias de protecção de cópia) porque raio os autores de vídeo deverão receber 1 cêntimo da taxa ilha?
    Obrigado pela atenção.

    ResponderEliminar
  12. Sabias que, em Chicago, os idiotas dos Democratas agora querem por uma taxa sobre entretenimento, que vai taxar o Netflix, Hulu e afins em cerca de 9%?
    http://www.forbes.com/sites/travisbrown/2015/07/08/chicago-to-apply-9-netflix-tax/

    Portanto, o teu comentario da SPA nao e assim tao descabido quanto isso!

    ResponderEliminar