2015/07/13

As remodelações de sites que não agradam aos utilizadores


Somos cada vez mais confrontados com a situação de que toda e qualquer alteração feita a um site dê imediatamente origem a um conjunto de críticas. E o que poderão não saber é que isso é um fenómeno bem conhecido e estudado.

Raras são as vezes em que uma qualquer remodelação de um site ou serviço não dê origem a reclamações furiosas de utilizadores descontentes. E isso deve-se, muitas das vezes, a um fenómeno curioso em que os utilizadores simplesmente dão mais valor àquilo a que estavam habituados e já conheciam, do que às alterações feitas e coisas novas - mesmo quando estas acabam por ter bastante utilidade.


[O resdesign do site Seamless teve recentemente que enfrentar a ira dos utilizadores]


A questão é que em sites que tenham uma quantidade significativa de fãs, todos os seus erros e falhas acabam por passar a fazer parte da "experiência" de utilização; e para cada utilizador haveria coisas correcções diferentes a fazer para corrigir o site nos aspectos que mais o incomodam - mas sem que se alterasse tudo aquilo que já conhecem.

O resultado, quando há uma profunda remodelação, são as inevitáveis vozes críticas, que mesmo sendo em minoria, normalmente surgem dos utilizadores mais dedicados e que levam as alterações mais a peito. Utilizadores que depois acabam por cair em duas categorias: aqueles que ficam tão chateados com a remodelação que deixam de o utilizar; ou... na maior parte das vezes, aqueles que lá se vão habituando ao novo site e eventualmente passam a considerá-lo normal... até que haja uma nova remodelação e todo o processo se volte a repetir.


... Por via das dúvidas, é por estas e por outras que espero que o Google nem sequer se atreva a mexer no Gmail e que faça todas as experiências que quiser no Inbox - para que não tenhamos que passar por este mesmo fenómeno (aliás, imagino que tenha sido por isso que o tenham feito; pois o risco de angustiar os milhões de utilizadores habituados ao Gmail é demasiado grande para ser ignorado! :)

4 comentários:

  1. Um dos sites que recentemente fez umas alterações foi o FNAC.PT.
    A introdução do chamado "Market place" determinou que deixasse de o consultar.
    Não tenho paciência para o motor (terá?!) de busca do site, os filtros que nem permitem colocar um pequeno pisco em que fossem mostrados apenas os produtos da FNAC.PT ou das LOJAS FISICAS! É algo tão tão básico que até me sinto insultado quando me dão respostas do género:
    "Relativamente à questão que nos colocou, informamos que a barra de
    pesquisa, no nosso site, faz a pesquisa de stock dos artigos
    vendidos no nosso site, não havendo a possibilidade de pesquisa por
    vendedor."

    Enfim, com tanta oferta, já nem me chateio...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo a 100%. Não entendo como uma simples função de filtrar por "FNAC" ou "não FNAC" não foi/é implementada.

      Eliminar
  2. Muitos sites mudaram recentemente, alguns deles forma radical como GSMArena (por exemplo).
    Basta ver que esse mesmo site, para além do eye-candy, está muito, mas mesmo muito mais rápido (tanto em navegação como em scrolling).

    Se forem ler os comentários parece que mataram um gato, ou algo que o valha.

    Nem sempre a evolução é se torna nisso mesmo. Mas este é um belo exemplo de como se devem integrar blog e website (que antes eram dos projectos diferentes) numa plataforma rápida, moderna e bem organizada.

    ResponderEliminar
  3. Pessoalmente gosto de dar uma oportunidade mesmo que à primeira não goste. Até à data o único site em que se confirmou a impressão inicial do "está mal!" foi a nova atualização do Google Drive :(

    ResponderEliminar