2015/07/23

Cabos micro-USB reversíveis inundam sites de crowdfunding


Bem a propósito do caso de que falamos recentemente, de (mais) uma campanha de crowdfunding que estará simplesmente a revender um produto já existente, eis que surgem vários novos casos que parecem comprovar que este fenómeno se está a tornar cada vez mais comum. Desta vez o caso aplica-se aos cabos com ficha micro-USB reversível.

Assumindo que a grande maioria das pessoas estará familiarizada com a habitual dança do "vira e revira" quando tenta encaixar uma ficha micro-USB no seu smartphone ou tablet, é fácil compreender o elevado interesse numa ficha micro-USB reversível que possa ser encaixada correctamente de qualquer forma - ao estilo do que a nova ficha USB Type-C permite (e a Lightning da Apple).

Só que não há como não ficar um pouco intrigado com o facto de nos sites de crowdfunding, não ter surgido apenas um projecto a propor a criação de tal ficha, mas sim... três (ou se calhar, mais, se perdermos mais tempo a pesquisar.) Temos o Micro-Flip e o Lightors Cable no Kickstarter; e o MicFlip no Indiegogo.

A coincidência poderá ser explicada com um pouco de pesquisa adicional... ao se descobrir que, uma vez mais, estes cabos micro-USB reversíveis já estão de facto disponíveis para compra nos fabricantes chineses, sendo apenas uma questão de se fazer uma encomenda em quantidades suficientes e tratar da personalização das fichas e embalagens.

... No entanto, todas as campanhas se gabam de ser "o primeiro cabo micro-USB reversível", e se esquecem de referir que o produto já existe e pode ser comprado comercialmente. Enfim, mais um caso que nada abona a favor das plataformas de crowdfunding, e que servirá para fazer aumentar a desconfiança de todos os novos projectos que forem surgindo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)