2015/07/23
O pesadelo da gestão de música no Apple Music
A ideia de termos acesso a praticamente todas as músicas que quisermos, a qualquer momento, é sem dúvida tentadora. Só que essa aparente situação de sonho também se pode tornar num pesadelo, como alguns utilizadores do Apple Music estão a descobrir.
Já está mais que provado que a maioria das pessoas continua a preferir ouvir as músicas que ouvia nas sua adolescência, e que tem centenas ou milhares de músicas "gravadas" nas suas memórias. Quando passam a utilizar os serviços de streaming, já pode ser suficientemente frustrante descobrir que, em vez das músicas que esperavam ouvir, estão afinal a ouvir versões remasterizadas com sonoridade diferente daquelas que queriam; mas pior que isso é quando as vantagens do digital acabam por ser uma grande desvantagem.
Alguns utilizadores do Apple Music têm sido confrontados com comportamentos bastante estranhos ao tentarem adicionar música do serviço às suas colecções.
Aparentemente, o serviço tem dificuldade em gerir músicas repetidas de em álbuns (e versões) diferentes. Se por acaso já tiverem uma qualquer música na vossa colecção de música, ao tentarem adicionar um novo álbum que também tivesse essa música, ela não será adicionada. E noutros casos, o serviço identifica que duas versões diferentes da mesma música são a mesma música, e quando se tenta aceder à versão diferente, diz que já temos essa música. Enfim... uma valente confusão que está a causar enorme arrependimento a quem viu as suas cuidadosas colecções de música serem completamente obliteradas por esta situação.
Um factor a ter em conta para quem tiver as suas colecções de música já organizadas, e estiver a pensar aderir ao Apple Music.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Desisti do Apple Music, pois, como diz o texto, prefiro ouvir as músicas que já tinha em CDs (ou LPs) e pouca coisa actual entra nas minhas playlists. Para quem não tem biblioteca musical prévia e quer ouvir apenas coisas novas o Apple Music pode ser muito bom, mas a gestão que faz da nossa biblioteca é péssima. O recurso que mais gostei foram as rádios temáticas e essas continuam activas, mesmo que desliguemos o Apple Music. Posso não ser o utilizador-alvo do Music, mas para mim não serve.
ResponderEliminar