Já todos sabemos que é quando a luminosidade se começa a reduzir que as câmaras digitais começam a revelar a sua verdadeira capacidade (e qualidade), e agora a Canon quer deixar para trás toda a concorrência com a nova ME20F-SH, uma câmara capaz de filmar cenas iluminadas com apenas 0.0005 lux.
A Canon ME20F-SH pode ter uma resolução que se fica apenas pelo Full HD, mas isso foi uma opção deliberada de forma a permitir que o seu sensor CMOS "Full Frame" de 35 mm e 2.26MP tivesse pixeis com o tamanho adequado para poder captar a luz nestas condições de quase total escuridão. Cada pixel tem uma área de 19µm quadrados, mais de cinco vezes a área dos pixeis de uma EOS-1D X. Ou posto de outra forma, estamos a falar de uma câmara com ISO equivalente a 4 milhões!
Já têm surgido câmaras no mercado capazes de fazer autênticos milagres em situações de pouca luminosidade, mas com esta ME20F-SH a Canon marca a referência para as gravações nocturnas, permitindo captar em tempo real imagens que tradicionalmente só se poderiam obter com longas exposições.
Mas ainda mais impressionante que ver a câmara a funcionar à luz das estrelas, é ver os resultados que se podem obter à luz da luz (no vídeo que se segue) e que facilmente passariam por gravações feitas em plena luz do dia!
A câmara destina-se aos utilizadores profissionais, com ligações 3G/HD-SDI e HDMI, jacks de 2.5 e 3.5mm, e porta RS-422 - e que estejam dispostos a pagar os 30 mil dólares que a câmara (sem lentes) custará (e não me parece que vá haver falta de interessados.)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)