2015/07/31

EUA vão construir super-computador para superar o exaflop


Se nos computadores desktop já chegamos a um ponto em que "já temos velocidade que chegue", nos super-computadores a corrida continua mais disputada que nunca, e agora ainda mais: o Presidente Obama deu ordens para que os EUA construíssem um super-computador que supere o exaflop de potência.

O megaflop há muito que se tornou numa medida de referência para avaliar a potência de cálculo de um computador, representando "milhões de operações com números de vírgula flutuante" que é capaz de calcular por segundo, e que já passou a classe dos mega, giga, tera, e está actualmente nos petaflops - e onde um petaflop equivale a 1.000.000.000.000.000 operações por segundo.


O mais potente super-computador actual é o Tianhe-2 chinês, que atinge os 33.86 petaflops, sendo praticamente o dobro do segundo classificado, norte-americano, com "apenas" 17.6 petaflops. Actualmente, já está em curso um projecto da Intel e da Cray para a construção de um supercomputador com 180 petaflops até 2018; mas o Presidente Obama quer ainda mais e melhor, pedindo a criação de um computador que supere a barreira dos 1000 petaflops, passando para a era dos exaflops.


Embora não tenham sido definidos prazos, estima-se que esse valor possa ser atingido lá para 2023-2025, representando uma nova era na super-computação. Com tal potência de processamento, estima-se que comece a ser possível simular um cérebro humano... abrindo todo um novo conjunto de horizontes que actualmente se encontram vedados pela falta de "potência" das máquinas actuais.

1 comentário:

  1. Mas tem algum objectivo em concreto ou é apenas a típica arrogância americana?

    ResponderEliminar