2015/07/10

Chromecast, Airplay - a repetição da batalha Beta vs VHS para o streaming?


São cada vez mais os serviços que nos permitem enviar conteúdos wireless para dispositivos receptores, tantos que me começa a parecer inevitável que todos se sentem à mesma mesa e se decidam a usar um sistema standard.

A Amazon acaba de disponibilizar o Fling, um toolkit para que developers possam adicionar o Fire TV aos dispositivos suportados para receber o streaming dos seus conteúdos - assume-se que já o tenham feito para o AirPlay da Apple e Cast do Google.

Ora, mas afinal admite-se que em pleno ano de 2015, depois de já termos passado por inúmeras batalhas de formatos (beta vs VHS; HD-DVD vs BluRay; etc.) ainda seja admissível que se lidem com situações destas? Chegamos a casa de um amigo, gostaríamos de partilhar com eles algum filme ou música e... ah, desculpa não tens um receptor compatível AirPlay/Cast/Fling/etc. E isto sabendo-se que o DLNA foi criado precisamente para solucionar este tipo de problemas.

Infelizmente, é algo que não estou a ver que venha a ser resolvido a curto/médio prazo... bastando olhar para as dificuldades que o vídeo no HTML5 teve que enfrentar quanto aos codecs utilizados; e onde bastam algumas intransigências de parte a parte para que cada um se vire para o seu lado e implemente as suas soluções, fazendo com que os outros se dediquem às deles... e quem perde somos todos nós.

Um dia destes ainda nos tentarão convencer que será normal que para se ver um filme num dispositivo Sony se tenha que ter um televisor Sony; e que um televisor Samsung só permita ver conteúdos enviados de dispositivos Samsung... (ou com a chegada da Internet of Things, que até as lâmpadas tenham que ser da mesma marca, senão arriscamos-nos a nem sequer as conseguir acender.)

1 comentário: