2015/07/06

Crise na Grécia também se faz sentir no acesso à Cloud


A situação na Grécia está bastante complicada, e nem sequer o mundo online escapa às complicações decorrentes do bloqueio de acesso ao dinheiro, com muitos gregos a ficarem impossibilitados de aceder ou renovar serviços na cloud.

Com as restrições feitas ao movimento de dinheiro, os gregos vêem-se impossibilitados de pagar serviços online com os seus cartões de crédito. Situação que impede a renovação de todo o tipo de serviços na cloud, com as consequências mais/menos desastrosas que daí possam decorrer.

Se nesta altura poucos serão os gregos que ficarão preocupados por não poderem renovar um serviço de streaming de música ou filmes, a coisa poderá ser mais complicada para quem desejasse pagar serviços de armazenamento ou backup na cloud - e que com a falta de pagamento poderão significar a total perda dos dados que lá estavam colocados.

É uma situação extrema, mas que revela que nem mesmo a cloud pode oferecer as garantias que se pensam estar "garantidas": nomeadamente, no que acontece quando não se pode pagar as contas, mesmo tendo o dinheiro para tal. A situação da Grécia ainda vai dar muito que falar, e provavelmente será apenas o primeiro "dominó" a tombar de uma longa sequência cujos efeitos ainda ninguém conseguirá prever neste momento.

2 comentários:

  1. Eu só me questiono relativamente ao suposto facto de que um atraso de renovação/pagamento, faça com que se perca todos os dados nele contidos. Isto não tem lógica, a não ser que estivéssemos a viver no início do milénio(mesmo que aconteça). Ridículo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então, se contratas um serviço de storage, e depois deixas de pagar a conta queres que eles te mantenham o serviço e tudo o que lá tens?

      Naqueles que disponibilizam modalidades gratuitas poderá acontecer que te passem automaticamente para esse plano, com as limitações respectivas... mas nos que não o fizerem, deixas de pagar->deixas de ter o serviço.

      Eliminar