2015/07/07

Ganha um relé GSM que te deixa ligar/desligar coisas com SMS ou uma chamada


Os nossos passatempos de gadgets estão de volta, e desta vez temos um gadget que será mesmo à medida de quem desejar automatizar algo sem necessidade de grandes complicações: um relé com controlo remoto via GSM.

Este relé com controlo GSM (disponível na Bang Good por 30 euros) é um curioso dispositivo que será mesmo à medida de todos os que procurarem uma forma de controlo remoto que não fica dependente de internet ou WiFi ou ligações complicadas. Tudo o que precisam é de o ligar ao equipamento que desejarem controlar (de uma simples lâmpada, a um portão de uma garagem, ou até um router ou servidor), e a partir desse momento podem controlar o ligar/desligar remotamente, usando comandos SMS ou dando "toques" (assim não gastam dinheiro).

O sistema tem várias opções de segurança, incluindo a capacidade para só funcionar com um conjunto de números pré-gravados (ideal para quem não quiser ver o seu portão a abrir com uma chamada de telemarketing), e não deixa de ser uma solução engenhosa para um controlo remoto que funciona a partir de qualquer parte do mundo... mesmo que a internet esteja em baixo (e por 30 euros, não me parece excessivo).


Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)


Passatempo encerrado: O vencedor foi o Paulo Vaz. Fica atento aos próximos passatempos.

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

8 comentários:

  1. Isto necessita de um sim card, não é? E as funções resumem-se a: estado ON - deixa passar a corrente; estado OFF - não deixa passar corrente.
    Acho a ideia interessante para controlar um portão de garagem mas não estou a aver como é que se liga isto a uma motor de portão de garagem já instalado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não ligavas ao motor directamente, mas sim ao botão de controlo do mesmo (normalmente tens um botão manual que "abre/fecha"). Também tens a função de poder mandar o estado durante X tempo, dando para aqueles que são temporizados.

      Eliminar
    2. Para ligares isso a um motor de garagem tens de usar um contactor. Usas esse relé para activar/desactivar o contactor.
      Digo isto pois duvido que esse relé aguente a potência de um motor.

      Eliminar
    3. @Miguel, sim, eles próprios referem isso para ligar a certo tipo de aparelhos.

      Eliminar
  2. Carlos este passatempo tem andado um pouco esquecido... Para quando o update à pergunta de hoje?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não está esquecido... a hora de mudança da pergunta é que tem sido alterada. :)

      Eliminar
    2. Hum então isso... O habitual seria de manhã, mas já vi que o esquema foi alterado. Está anotado. Obrigado.

      Eliminar
  3. Eu tenho um produto semelhante da marca iSocket desenvolvido na Finlândia. Funciona muito bem seja por SMS ou por chamadas. Utilizo para controlar as tomadas do router+NAS para ligar quando quero aceder remotamente. Podem ver os produtos na pagina deles: https://www.isocketsystems.com/es/

    ResponderEliminar