2015/07/22

Google coloca histórico da localização em destaque na app do Google Maps


O registo que o Google guarda de todos os sítios por onde andamos não é nada de novo, mas é ainda algo que por vezes surpreende alguns utilizadores mais desatentos. Agora o Google parece querer acabar de vez com a polémica, colocando o acesso esta informação em destaque na app do Google Maps.

Na mais recente versão do Google Maps para Android, os utilizadores verão a opção "Your Timeline" logo no topo do menu lateral, dando-lhes acesso ao histórico da sua localização e permitindo verem por onde andaram e o que fizeram em qualquer dia à sua escolha.

Importa referir que o Google só guarda a localização dos utilizadores que activaram o registo do "location history", e que a qualquer momento podem desactivar (ou activar) essa funcionalidade - assim como eliminar todos os registos (ou alguns) dos locais por onde andaram.

Para algumas pessoas este registo poderá ser considerado um abuso (ficando apenas a questão de que este tipo de registo poderá estar a ser feito por muitos outros serviços, de forma não tão transparente - e bastando para isso que andem com um telemóvel no bolso) - para outras poderá ser visto como um autêntico diário pessoal que se pode revelar bastante útil (pessoalmente, já recorri ao histórico da localização por várias vezes para clarificar coisas como multas que nos chegam passado mais de um ano; sendo que assim podemos comprovar se efectivamente estaríamos no "suposto" local, ou ajudar a relembrar o que teria acontecido nesse dia.)

E isto para não falar nas imensas potencialidades que este tipo de dados possibilitam, por exemplo, para efeitos de simulação e optimização de sistemas de transporte... como uma eventual frota de carros sem condutor. :)

1 comentário:

  1. Eu tenho o histórico de localizações activado desde sempre mas o Google nunca registou absolutamente nada, a não ser o meu local de residência, que fui eu que coloquei manualmente...

    ResponderEliminar