2015/07/27

HORNET é um Tor mais eficiente e rápido e que pode ser implementado nos routers

Os utilizadores que, por opção ou por obrigação, querem manter o seu anonimato na internet, já estarão familiarizados com a rede Tor. Mas em breve, o Tor poderá dar lugar a um novo sistema mais rápido e eficiente, chamado HORNET.


A rede Tor permite que o acesso a um site seja feito usando ligações encriptadas que são transmitidas através de vários computadores, teoricamente impedindo que sejam identificados os pontos de origem e de destino de uma comunicação. O problema é que toda essa encriptação e múltiplos redireccionamentos torna o sistema mais lento e ineficiente. Agora, investigadores dizem ter criado um novo sistema que resolve esses problemas, e garantindo segurança acrescida: o HORNET.

Este novo sistema continua a recorrer a encriptação para manter as comunicações em segurança, mas agora permite que isso seja feito de forma mais eficiente, permitindo velocidades muito superiores às que o Tor permite, e permitindo que qualquer um dos nós da rede possa servir como ponto de comunicação intermédio - algo que não só permite seleccionar nós que disponham de melhores velocidades, como também complicará o processo de quem quiser controlar os nós de saída para efeitos maliciosos ou de monitorização. Este novo sistema permite também que a sua implementação fosse feita a nível do router, o que facilitaria a criação de uma vasta rede de forma bem mais rápida e abrangente do que a da rede Tor.


Sem dúvida que este HORNET irá ser dissecado e analisado minuciosamente pelo especialistas de segurança, para ver se é mesmo tão bom como é anunciado - e se for, parece-me que será apenas uma questão de tempo até que comece a substituir o Tor como ferramenta preferencial para quem quer proteger a sua actividade online da inspecção cada vez mais abusiva que se vai tornando "normal".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)