2015/07/02

Microsoft mostra-nos reconhecimento automático de objectos 3D


A Microsoft pode ter cometido um grande erro ao dispensar a utilização do novo e melhorado Kinect na Xbox One, mas nos seus laboratórios continua a investir bastante na utilização destas tecnologias. Agora, mostra-nos um sistema que permite identificar automaticamente diferentes objectos em 3D com simples toques.

Para que sistemas de realidade aumentada, como o HoloLens, se possam integrar com a realidade é necessário todo o um conjunto de tecnologias que permitam misturar o real com o virtual. O sistema que a Microsoft nos mostra (pdf link) permite que rapidamente uma cena 3D - que na sua essência é um conjunto de pixeis indiferenciados (para o computador) - possa ser convertido numa cena onde é possível reconhecer e individualizar cada objecto.

Na prática, permite que um utilizador identifique um objecto tocando nele, com o sistema a saber que outros objectos idênticos pertencerão muito provavelmente à mesma categoria.

... Por agora não passa de um projecto experimental... mas será uma questão de tempo até que este tipo de tecnologia se comece a tornar nos alicerces indispensáveis para trazer a realidade virtual/aumentada para junto das aplicações práticas no mundo real.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)