2015/07/06

Waze aproxima-se do Uber com boleias partilhadas


Numa altura em que os serviços do Uber continua a gerar polémica um pouco por todo o mundo, também o Google se aventura nesta área recorrendo à equipa que desenvolveu o Waze e uma nova app de partilha de boleias... com custos partilhados.

O Waze está a lançar uma nova app de boleias partilhas chamada "RideWith", que permite que os interessados partilhem as suas rotas frequentes e descubram outras pessoas que fazem as mesmas rotas, permitindo juntar várias pessoas num só veículo e assim reduzir os custos. Se se tratasse apenas de boleias gratuitas, nem sequer haveria grande motivo para contestação, mas neste RideWith continua a haver lugar para pagamentos, que são descritos como sendo apenas uma forma de partilhar os custos do combustível e desgaste do veículo.

Situação que é reforçada por limitações acrescidas, que o Google/Waze esperam ser suficientes para apaziguar os serviços de táxis tradicionais: cada condutor fica limitado a um máximo de duas viagens com acompanhantes por dia (basicamente, a ida para o trabalho e o seu regresso); restrição que impede que um condutor possa ganhar um "salário" exclusivamente à custa deste serviço.

Apps de partilha de boleia não são nada de novo, mas o facto de se tratar de um serviço que conta com a projecção de ser "do Google", assim como o pormenor dos passageiros contribuírem para os gastos serão factores importantes que poderão fazer com que este serviço tenha sucesso onde outros falharam. De qualquer forma, por agora trata-se de um serviço experimental que neste fase inicial estará disponível apenas em Israel (local de origem do Waze).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)