2015/07/22

YouTube rende-se aos vídeos verticais


Os vídeos gravados na vertical são uma das pragas actuais, e que por muito que se tentem erradicar (o Google há muito que desincentiva a gravação de vídeo neste formato) continuam a surgir frequentemente por todo o lado - mesmo eu já tendo sugerido uma solução para o problema. Agora, o Google parece finalmente reconhecer que não vale a pena penalizar os utilizadores, e o YouTube para Android passa finalmente a reproduzir estes vídeos em ecrã completo.

Se faz sentido incentivar os utilizadores a filmarem os vídeos no formato horizontal, isso em nada justifica que no caso dos vídeos filmados na vertical e que fossem vistos num smartphone também na vertical, o YouTube se limitasse a apresentar uma imagem de tamanho reduzido preenchida com enchimento a preto. Ou seja, em vez de vermos um vídeo na vertical que se encaixaria perfeitamente ao ecrã, tínhamos um vídeo vertical adaptado para um formato rectangular horizontal, redimensionado para se encaixar na largura de um ecrã vertical (ufa!)

Demorou, mas finalmente o Google resolve o problema, e com a mais recente app do YouTube para Android os vídeos na vertical passam finalmente a ser exibidos em ecrã completo quando vistos na vertical.

Importa relembrar que esta alteração não deverá ser usada como incentivo para que gravem vídeos na vertical. Continua a ser altamente desaconselhável que gravem vídeo em orientação vertical (pensem só em como isso vai ficar quando visto no ecrã do computador ou televisor), havendo muito poucas excepções que o justifiquem - como a gravação de vídeo que vá ser mostrado num ecrã colocado na vertical.

... Em caso de dúvida podem sempre recorrer a uma app estilo Horizon que garantirá que o vídeo fica sempre na horizontal independentemente da forma como segurarem no smartphone.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]