2015/07/10

ZenFone 2 já corre Windows 7


Se já se interrogaram porque motivo não podemos correr um sistema operativo "desktop" num smartphone, quando alguns deles têm características de hardware idênticas (ou superiores!) a alguns netbooks, eis que aqui fica a demonstração que tal é perfeitamente possível: com um ZenFone 2 a correr o Windows 7.

Correr qualquer sistema operativo num smartphone seria sempre tecnicamente possível recorrendo-se a emulação, mas neste caso a coisa fica facilitada uma vez que o ZenFone 2 utiliza um CPU Intel Atom, o que permite fazer a virtualização do mesmo e correr o Windows 7 sem a perda de desempenho associada à emulação.

Tal como seria de esperar, o processo não é recomendado para iniciantes, sendo bastante complexo e obrigando a fazer unlock do bootloader e instalar um kernel específico com suporte para KVM, seguido de muitos, muitos, outros passos - mas que estão descritos nesta thread do XDA sobre como instalar o Windows 7 no Zenfone 2.

... Mais um sinal de que será uma questão de tempo até que deixe de haver distinção entre sistemas operativos "desktop" e "mobile", sendo apenas uma questão do interface que é apresentado?

2 comentários:

  1. UPDATE:

    [QUOTE]
    "Yua Ca Van 5 horas atrás
    Windoze 8 installs just fine, so I don't think Windoze 10 will be a problem. :)
    https://www.youtube.com/watch?v=i0V1ycrz_6U

    It's late & it took over 24 minutes to install Windoze 8, so I cut the video off after the desktop comes up.

    [/QUOTE]

    ResponderEliminar
  2. "... Mais um sinal de que será uma questão de tempo até que deixe de haver distinção entre sistemas operativos "desktop" e "mobile", sendo apenas uma questão do interface que é apresentado?"

    Nao e esta a "bandeira" do Windows 10?

    ResponderEliminar