2015/08/31

Carro sem condutor do Google fica baralhado com bicicletas paradas


Os carros sem condutor do Google podem gabar-se de ter percorrido mais de milhão de quilómetros sem acidentes, mas ainda há situações que conseguem baralhar os seus cérebros electrónicos, como ciclistas que estejam parados em equilíbrio em cima das suas bicicletas.

Manter o equilíbrio em cima da bicicleta quase sem se mover é uma técnica bastante popular entre os utilizadores de bicicletas com transmissão directa (onde se pedalarem para trás, a roda gira para trás), mas que, no processo, também é capaz de baralhar o computador que comanda os carros do Google.

Neste caso, o carro do Google tinha prioridade para passar; mas do outro lado estava um ciclista que optou por recorrer a esta manobra para aguardar que o carro passasse. O problema é que o ciclista não estava completamente imóvel, e sempre que a bicicleta avançava alguns centímetros o carro parava imediatamente para prevenir qualquer tipo de colisão. Este processo de pára-arranca durou alguns minutos, durante os quais tanto o ciclista como os engenheiros a bordo do carro estiveram com boa disposição (como o Google refere, é precisamente este tipo de situações que se desejam encontrar, para se aprender a lidar com aquilo que acontece nas estradas).

Uma coisa é certa... os ciclistas podem sentir-se em segurança quando tiverem que circular perto de carros sem condutor do Google - pelo menos, bastante mais em segurança do que quando têm que lidar com carros com condutor.

1 comentário: