2015/08/05

Chrome beta para Android já traz as Custom Tabs


A versão beta do Chrome para Android implementa finalmente as Custom Tabs que o Google tinha prometido há algum tempo - sinalizando a entrada numa nova era onde aceder à web a partir de qualquer app será bastante mais simples e prático.

Quando uma qualquer app necessitar de mostrar conteúdo da web, as opções disponíveis eram atirar o utilizador para o browser do sistema (e esperar que, eventualmente, o utilizador lá desse com o caminho de regresso à app); ou usar as populares WebViews, que permitem implementar um browser minimalista dentro da própria app. Com as Chrome Custom Tabs, o Google quer resolver o problema de uma vez por todas.

Se no primeiro caso o problema é o de atirar o utilizador para fora da app, no segundo, o problema é que nada nos garante que a app não esteja a ter demasiado controlo sobre o que nos apresenta. As webviews funcionam independentemente do Chrome, o que faz com que seja provável que nos seja perguntado repetidamente para fazermos o login em sites que o Chrome já poderia fazê-lo automaticamente, assim como o preenchimento automático de formulários, etc.

Tudo isso passa a ser possível com estes Custom Tabs, que permitem colocar um "Chrome" integrado dentro da app (e de forma simples), mas garantindo a total segurança dos dados incluindo o acesso às passwords gravadas - sem que a app que as usa as possa ver; e claro, um fácil regresso à app em questão (que também fica marcada pelo sistema para ser mantida em memória, para evitar o risco de ser removida para libertar memória para o browser.) Também tem a vantagem adicional de tirar partido da funcionalidade de compressão de dados "Data Saver" se a tiverem activada no Chrome.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)