2015/08/25

Chrome canary ganha verificação ortográfica multilíngua


Os correctores ortográficos são uma excelente ferramenta contra erros, mas depressa mostram as suas limitações quando se têm que escrever documentos multilíngua, onde o emaranhado de sublinhados a vermelho se torna ineficaz para indicar os verdadeiros erros das palavras na língua não reconhecida. Finalmente, o Google está a fazer algo quanto a isso no Chrome.


O Chrome Canary, versão experimental de desenvolvimento onde são testadas as funcionalidades antes de passarem para a versão beta e versão oficial para o público, já conta com esta nova capacidade de poder fazer verificação ortográfica em quantas línguas quantas se desejar, de forma simultânea.

Para isso terão que activar a flag experimental "Multilingual Spellchecker" em chrome://flags/#enable-multilingual-spellchecker, e de seguida podem ir às definições de linguagem do Chrome e passa a ser possível marcar "Use this language for spell checking" para todas as línguas que desejarem.

A capacidade multilíngua é a razão principal pelo qual o SwitftKey é o meu teclado favorito nas plataformas mobile (Android e iOS), precisamente por me deixar escrever em português e inglês sem ter que andar continuamente a mudar de uma língua para a outra; e facilmente se percebe que também serei grande apreciador desta funcionalidade no Chrome, pois nesta área das notícias de tecnologia, é praticamente impossível não ter que recorrer a termos em inglês com bastante frequência.

Por isso... esperemos que rapidamente Multilingual Spellchecker chegue ao Chrome oficial!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)