2015/08/20

CPUs Intel Skylake suportam 3 monitores 4K a 60Hz


Os novos CPUs Intel Skylake têm sido criticados por não oferecem grandes ganhos face à anterior geração Broadwell, mas há pelo menos uma área em que as melhorias são significativas: na do seu processamento gráfico, que agora passa a suportar três monitores 4K a 60Hz.

Com os monitores 4K a (lentamente) tornarem-se na nova resolução de referência, é de importância fundamental ter hardware que suporte adequadamente sistemas multi-monitor. Para se ter uma ideia da melhoria que o Skylake representa neste aspecto, bastará relembrar que os CPUs da série Haswell tinham apenas capacidade para suportar um único monitor 4K a 30Hz; coisa que foi melhorada nos Broadwell, com suporte para um monitor 4K a 60Hz; e que agora dá o salto significativo para três monitores 4K a 60Hz.

Claro que, para a grande maioria das pessoas, ter um único monitor 4K já seria uma situação de luxo... e três então, será algo seguramente incompatível com a maioria dos orçamentos familiares. Mas, há sempre situações de excepção, que apreciarão o facto de poder usar o seu novo computador com três monitores 4K sem necessitar de uma placa gráfica adicional.

Para além de que, com a evolução dos preços dos monitores, temos que nos relembrar que será simpático que os computadores comprados no final de 2015 possam, daqui por alguns anos, ser ligados a múltiplos monitores 4K quando estes já tiverem preços bem mais económicos.

3 comentários:

  1. acho piada a referencia ao directx quando a foto acima é de uma plataforma sem este.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi a imagem que estava mais à mão para servir de ilustração. De qualquer forma, nada impede que uses Windows num Mac, e já fica o assunto do DirectX resolvido. :)

      Eliminar
    2. Right, mas não é fácil, :) em modo virtualizado não conta para aqui acho.

      Eliminar