2015/08/14

Google adiciona os Plus Codes ao Google Maps


O Google já tinha revelado a sua intenção de acabar com moradas e códigos postais usando os Plus Codes, e agora dá mais um passo nesse sentido, adicionando-os ao Google Maps.

O Google Maps passa a poder pesquisar Plus Codes que, se não sabem do que se trata, são uma espécie de código postal expandido, que permite localizar qualquer ponto no mundo, mesmo que não tenha qualquer endereço oficial atribuído.

Todos nós temos endereços, constituídos por nomes de ruas, número de porta, e códigos postais. Mas... de que serve isso se quisermos definir um ponto num local onde não existam sequer ruas, como no meio de uma praia? Tradicionalmente, seria algo que nos obriga a recorrer a coordenadas, mas todos sabemos que isso não será o sistema mais "amigável".

É aí que entra este Open Location Code (Plus Codes), que transforma qualquer local no planeta numa sequência de letras e números, ao estilo de um código postal universal - e que tem algumas curiosidades, como o facto de poder ter resolução variável (um código mais curto representará uma área de maiores dimensões, mas podendo ser prolongado até 12 caracteres para ter a máxima precisão); usar caracteres que visam minimizar as possibilidades de erro; e locais próximos terão códigos mais semelhantes que locais mais distantes.

Portanto, não estranhem se da próxima vez que estiverem a marcar um encontro com amigos na praia, o endereço que vos for dado for algo do estilo 8C9H2XM6+3CP! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)