2015/08/01

Lightberry - um Ambilight com o Raspberry Pi


Criar um sistema tipo ambilight para criar um efeito luminoso dinâmico em função das imagens que vemos no televisor é uma das coisas que muitos desejam ter em suas casas. O Lightberry é um sistema que coloca isso ao alcance de qualquer pessoa, bastando ter um Raspberry Pi.

Não faltam sites na internet que nos explicam como criar sistemas ambilight; mas nem todos estão dispostos a "tirar um curso" para o fazerem, preferindo algo que seja mais pronto a usar. É aí que entre estes kits Lightberry, que disponibilizam tudo o que é necessário para que se possa ter um sistema ambilight pronto a funcionar em poucos minutos.

Existem várias opções à escolha, desde o kit básico (com 44 a 64 LEDs), à versão "HD" com fita de LEDs RGB endereçáveis, e ainda alguns acessórios extra que permitem - por exemplo, fazer com que o sistema funcione até com dispositivos que apenas tenham HDMI out (no sistema base, só podemos criar o efeito ambilight para vídeo reproduzido a partir do Raspberry Pi).

Depois basta configurar o sistema - coisa que se torna ainda mais simples para quem usar o Kodi, pois está disponível um plugin que simplifica o processo, e onde apenas é necessário responder a algumas perguntas sobre a quantidade de LEDs e a sua orientação - e... é só desfrutarem do novo ambiente luminoso que transformará completo a forma como vêem filmes (ou jogos).

3 comentários:

  1. Bom projeto para quem não tem una tv da Philips com ambilight, a vantagem de uma tv philips é puder intregrar/sincronizar as lampedas philips hue com o ambilight da tv.

    ResponderEliminar
  2. o ambilight da philips não é tão bom como o lighterry. basta ver as cmprações na net.

    ResponderEliminar