2015/08/29

Marionette disfarça o acesso a sites e serviços para escapar à censura


Há (cada vez mais) países em que a internet não é sinónimo de acesso a tudo o que se deseja, mas sim de acesso ao que os seus governos consideram aceitáveis. Mas para cada tentativa de bloqueio e censura há também novas ferramentas que surgem para os contornar, como é o caso deste Marionette.

Países como a China e Irão tem feito todos os possíveis por bloquear o acesso a sites "indesejados" e a serviços como VPNs e TOR que permitiriam o seu acesso. Para complicar a vida aos sistemas que fazem a análise do tráfego para tentar identificar estes serviços, surge o Marionette, uma ferramenta open-source que permite disfarçar os padrões de tráfego e fazer com que sejam idênticos aos de serviços permitidos.

Quando se fala de tráfego encriptado, os sistemas de censura não podem ter a certeza a 100% do que se trata. Por isso, recorrem a sistemas que analisam os padrões de tráfego, tentando procurar as "assinaturas" características que serviços como o TOR e outros costumam ter, para os detectar. Com este Marionette, os utilizadores podem fazer com que esse padrão e assinatura sejam transformados, de modo a parecer algo inócuo, como uma chamada de Skype, de modo a não ser detectado. Aliás, o sistema vai até mais longe e está preparado para lidar com tentativas de verificação, que por vezes são feitas para ver se realmente o serviço se comporta como seria esperado.

Enfim... mais uma vez se demonstra que, para cada nova forma de tentar bloquear algo, surgem novas formas de tornar essa tarefa cada vez mais complicada, num ciclo aparentemente sem fim (a não ser que eventualmente seja desnecessário fazê-lo.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)