2015/08/29

Cubo de LEDs RGB com efeito "infinito"


Somos fãs de LEDs, de cubos, e de espelhos "infinitos", e hoje temos um projecto que combina todos estes elementos e se torna numa peça que ficaria bem em qualquer casa geek que se preze: um Infinite RGB LED Cube.

Este cubo de LEDs RGB com efeito infinito começa por ser um simples cubo de 8x8x8 LEDs - que por si só já seria um projecto interessante - mas opta por usar LEDs RGB, para um efeito literalmente mais colorido, e depois instala-o numa caixa com algumas faces semi-espelhadas, para expandir o efeito luminoso "até ao infinito".

Por muito atractivo que seja, relembro que um projecto deste tipo não é para iniciados (estamos a falar de 256 LEDs, que precisarão de muita paciência para serem montados e soldados) pelo que, ninguém levará a mal se optarem por começar por algo mais simples, como um cubo de 4x4x4, ou até mesmo um cubo de 2x2x2, que permitirá ganhar experiência com estes cubos luminosos.

Mas, se já se sentirem suficientemente à vontade para criar estes cubos, deixo como sugestão de melhoramento integrarem-no com o IFTTT Maker (provavelmente recorrendo a um Arduino adicional com ligação à web, ou um Raspberry Pi), de modo a poderem usar o cubo como sistema de notificação para coisas que vos possam ser de interesse. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)