2015/08/24

Note 5 e S6 Edge+ mais lentos que o Nexus 6 a regressar a apps previamente abertas


Fazendo parte do número reduzido de smartphones com 4GB de RAM, esperar-se-ia que o novo Samsung Note 5 e Galaxy S6 Edge+ fossem campeões no multitasking e na capacidade de manter apps suspensas em memória. Infelizmente, parece não ser o caso.

A gestão de memória e dos processos em execução é um dos aspectos fundamentais e críticos em qualquer sistema, e o Android não é excepção. Quando um processo/app deixa de estar em primeiro plano, passa para um estado de suspensão na memória (a não ser nos casos em que necessite de continuar a ser executado em background, como uma app de reprodução de música, ou chamadas, navegação, etc.) para que possa ser rapidamente recuperado se o voltarmos a abrir - a não ser que algum novo processo precise de memória, situação que faz com que os processos mais antigos comecem a ser "esquecidos".

Com 4GB de RAM e um dos mais velozes CPUs mobile do momento, os novos Note 5 e S6 Edge+ teriam o requisito essencial para se comportarem de forma exemplar nesta área, mas surpreendentemente são superados até pelo Nexus 6.

O vídeo que se segue demonstra bem o que acontece quando se abrem múltiplas apps em sequência, e depois se regressa a cada uma delas. No Nexus 6 o regresso a uma app previamente aberta acontece sem hesitações, mas no S6 Edge+ várias apps sofrem de atrasos que são bastante notórios (com o Note 5, que tem o mesmo hardware acontece o mesmo).

Muito provavelmente dever-se-á a um qualquer parâmetro que a Samsung ajustou para poupar a bateria... ou então a um simples esquecimento em que se esqueceram de tirar partido dos 4GB de RAM disponíveis. Certamente será algo que será corrigido em breve, pois não me parece que alguém que compre um destes equipamentos "topo de gama" queira que a sua máquina fique atrás de uma lançada o ano passado.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)